O presidente Jair Bolsonaro participou, na tarde desta sexta-feira (29), de uma inauguração na Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Resende.
Na cerimônia, foi apresentado o novo equipamento que vai aumentar a capacidade de enriquecimento de urânio na fábrica.
Bolsonaro participou do evento ao lado de ministros de Estado e representantes das Forças Armadas. O presidente não discursou durante a cerimônia e saiu sem falar com a imprensa.
A inauguração da oitava cascata de enriquecimento de urânio marca um projeto que começou em 2000, quando a Marinha assinou um contrato com a INB para a fabricação de 10 unidades do equipamento. As duas últimas deverão ser entregues até 2021.
O Ministro de Minas e Energia, Fernando Azevedo, anunciou a liberação de R$ 20 milhões em investimentos do Governo Federal nas próximas cascatas. Ele ainda afirmou que a expansão da energia nuclear vai ser prioridade da pasta e que vai retomar no próximo ano a construção da Usina Nuclear de Angra 3, que se arrasta há mais de 30 anos.
Ao participar da inauguração, o presidente Jair Bolsonaro quebra uma escrita dentro da INB. Até então, o único presidente a visitar a fábrica foi João Batista Figueiredo, último representante do Governo Militar, em 1982, na inauguração do complexo industrial.