A 6ª Parada do Orgulho LGBTIQ+ de Volta Redonda acontece no próximo domingo (19) às 13 horas, na Praça Brasil. Neste ano, o Volta Redonda Sem Homofobia, em conjunto com os principais movimentos sociais do município, decidiram resgatar o tom político e de denúncias que caracterizou as primeiras Paradas mundo a fora, desde sua concepção.
“Não à toa, o tema do evento é Resistência e o lema, “A hora é agora! Não vão nos silenciar!”, comentou coordenador do Volta Redonda Sem Homofobia, Natã Teixeira, um dos organizadores da Parada.
Ele continuou: “Prometemos atos e reivindicações contra o Poder Público de modo geral, apresentações culturais e homenagens à vereadora Marielle Franco, morta em março deste ano”, disse ele.
Segundo Natã Teixeira Amorim, coordenador do VRSH, a intenção é dar voz aos LGBTs que vêm sofrendo todo tipo de ataque enquanto não encontram amparo do Poder Público. “Não é de hoje que os direitos básicos da população LGBTIQ são negados. Conquistas históricas, principalmente das pessoas trans são ignoradas, fazendo com que essas pessoas passem por situações horrorosas. Mas com a morte da vereadora Marielle Franco, que era negra e lésbica, que serviu como meio de silenciá-la, os ataques tornaram-se mais evidentes. E se fez ainda mais necessário a união de nossas vozes para que esse assassinato brutal não continue em pune”, explicou Natã.
Dificuldade para conseguir as autorizações
Ainda de acordo com Natã, a organização da Parada passou por uma série de obstáculos e, por isso, terá que ser mais modesta. “Primeiro tivemos dificuldades de conseguir liberação para a caminhada. A prefeitura, a Polícia Militar e os Bombeiros negaram vários trajetos não foi possível levar o evento para as ruas centrais, como acontecem em outros municípios. Sem o apoio da prefeitura, tivemos que bancar toda a estrutura, desde os enfeites aos banheiros químicos. Nosso último obstáculo apareceu em cima da hora, quando o governo municipal, uma semana antes da Parada, resolveu levar a Rua de lazer para a 33, justamente no lugar onde costumamos passar”, denunciou. “Mas esses obstáculos só nos fazem fortes. Eles não nos silenciam”, completou o coordenador.
Foto: Paulo Dimas
Serviço:
14h30 – Caminhada Rua 33 até a Praça Pandiá Calógeras
14h30 – DISCOTECAGEM Vinicius Vitorino
15h30 – DISCOTECAGEM Gleydson Galvão
16h30 – DISCOTECAGEM Juliana de Freitas
17h30 – POCKET SHOW Clara Crocodilo (15min)
POCKET SHOW Yago Ramos (15min)
18h00 – DISCOTECAGEM Kyn Smalls
19h00 – DISCOTECAGEM Tamyrys Lisboa
20h00 – DISCOTECAGEM Lorran Mendes
21h00 – Encerramento do Evento