Barra Mansa Destaque 1

Confira o que funciona e os horários no comércio em Barra Mansa



Por Tribuna

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (29), o acordo validado junto ao Ministério Público, após audiência judicial, que permitirá a flexibilização do comércio do município. Com a medida, as lojas do centro comercial começaram abrir as suas portas ainda na tarde de sexta.

O acordo abrange as galerias, além do Shopping Popular, Rodoviária Shopping, Shoping Figoreli e Shop House. As redes de magazine que geram filas continuarão com atendimento entre 7 e 13 horas.

Durante a audiência, segundo informações do chefe do Executivo, foi comprovada a capacidade da rede municipal de saúde para prestar atendimento digno e adequado as pessoas que vierem a contrair o novo coronavírus.

“A paralisação do comércio é algo que nos alarma, pois afeta diretamente o trabalhador que necessita de levar o sustento para a sua família. Desde o início da pandemia no país, Barra Mansa adotou medidas de combate a Covid-19, que dentro da razoabilidade, tem obtido êxito. Lamentavelmente, tivemos óbitos.

Mas, continuamos com nosso esforço permanente e esta semana conseguimos viabilizar a disponibilidade de novos leitos Clínicos e de UTI na Santa Casa”, disse o prefeito

Ele lembrou que a reabertura do comércio exige a manutenção de todos os procedimentos e cuidados de proteção, como o uso de máscara facial e o álcool gel nas entradas dos estabelecimentos.

Por enquanto, o Ministério Público não autorizou o funcionamento das feiras livres, academias de ginásticas e igrejas. Na próxima segunda-feira, 1º de junho,  a  Prefeitura apresentará novos protocolos específicos à Justiça visando a liberação dessas três atividades.

”O protocolo inclui a formalização da estrutura de fiscalização com agentes sanitários, de saúde e guardas municipais”.

O prefeito salientou ainda o esforço conjunto realizado pelo deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, o presidente da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), Bruno Paciello, e o presidente da CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), Leonardo dos Santos, para que o comércio retomasse as suas atividades., possibilitando a muitos trabalhadores condições de sustento de seus filhos.

– Os resultados serão fundamentais para permitir um retorno gradual e seguro de todas as atividades. Vale lembrar que, se houver durante dois dias seguidos aumento de 5% dos casos da doença no município, o comércio pode voltar a ter as suas atividades paralisadas. Por isso, é importante o envolvimento de todos para colocar em prática as ações de controle e cuidado sanitário- concluiu.

Controle na Cidade 

Com a revalidação do acordo para liberação do funcionamento do comércio, junto ao Ministério Público, nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Barra Mansa informa que a Guarda Municipal irá retornar com o serviço de fiscalização e controle nas entradas do município, a partir das 13 horas, do dia 29. O objetivo da iniciativa é de conter o acesso na cidade, reduzindo as chances de proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, 28 agentes da corporação serão divididos nas sete entradas de acesso a cidade. “Continuaremos com as mesmas restrições, mantendo as equipes durante o horário de funcionamento do comércio”, explicou.

O comandante ainda especificou. “Pessoas que moram em outra cidade, mas trabalham em Barra Mansa, terão que comprovar através de alguma declaração. Assim como os moradores do município com veículos emplacados por outra cidade, deverão apresentar comprovante de residência”, completou.


1 Comentários

    • Vagner Rodrigues Correia 07:06

      Vocês sabem informar quando as autos escolas vão reabrir?

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!