Destaque 1 Volta Redonda

Crise: lojistas sofrem queda nas vendas e ameaçam deixar Park Sul  


Por Tribuna

Inaugurado em outubro de 2018, o Shopping Park Sul enfrenta sua primeira crise. Após fim do período natalino, lojistas enfrentam quedas nas vendas e aumento da taxa de condomínio. Muitos empresários, alegando prejuízos, ameaçam devolver os estabelecimentos para ShopInvest,  empresa responsável pelo empreendimento.

Até mesmo as grandes redes começam a rever seus lançamentos, como a rede de Lojas Marisa. Anunciada como uma das âncoras do empreendimento, a unidade desistiu do investimento. Segundo fontes, o caso foi parar na Justiça.

Nem mesmo o Dia dos Namorados, terceira data do calendário comercial brasileiro, resultou em melhoria de vendas. A equipe do TRIBUNA esteve no local no dia e percebeu vendedores na porta das lojas e pouco fluxo de compra.

A maior reclamação dos empreendedores é que o shopping ainda não ‘aconteceu’. Depois da euforia do lançamento e ao contrário do que muitos esperavam, o maior movimento acontece nos finais de semana, porém, sem incremento de venda.


Depois da euforia, a queda nas vendas

Loja já demitiu 15 funcionários

O resultado é que lojistas começam a reduzir equipes e demitir funcionários. Na última semana a rede de loja Caçula fez um corte de 15 funcionários na equipe.


Nota da Caçula: A respeito da matéria publicada no dia 18 de junho, sobre a crise no Shopping Park Sul , esclarecemos que a loja Caçula do Shopping Park Sul não demitiu nenhum funcionário, muito menos 15, conforme mencionado. Em nome da Caçula, a Documennta Comunicação se coloca à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.


Cinco lojistas consultados pela reportagem reclamam da gestão da Shopinvest e administração da Argo. Alegam que os custos de condomínio, fundo de promoção e operação chegam, em alguns casos, a totalizar R$ 14 mil, inviabilizaram o negócio.

Alguns restaurantes da praça de alimentação já devolveram suas lojas e começam a enxugar custos. Sem um grande mix de negócios, empresários estão apreensivos já que a próxima data do calendário comercial será somente em agosto, no Dia dos Pais.

“Aumentaram o valor do condomínio e preciso faturar mais de 80 mil para começar a ter lucro. Estou quase devolvendo a operação para não endividar ainda mais. O shopping está demorando a ‘virar’”, reclama um dos empresários, que pediu para não ter nome revelado temendo retaliação, que viu no Park Sul uma chance de ampliar os negócios, que continuou:


Durante a semana tenho pouco fluxo e uma venda razoável. Final de semana tenho fluxo de pessoas de outras cidades, porém com vendas baixas


Com investimento de R$ 300 milhões, o shopping é resultado da união da Shopinvest Empreendimentos (Idealizadora do Shopping), ARGO Desenvolvimento e Gestão (Administradora do Shopping) e VR4 Empreendimentos (grupo de empresários de Volta Redonda).

No lançamento em outubro de 2018, Eduardo Carlier, Gerente Comercial do Shopping Park Sul, divulgou que o novo shopping contava com 160 lojas, e que na época 85% já haviam sido comercializadas.


Dezenas de lojas ainda estão fechadas

Outro lado

O TRIBUNA enviou uma série de perguntas para a administração do empreendimento, que respondeu com a seguinte nota:

O Shopping Park Sul foi concebido mediante um grande estudo de viabilidade, que mostrou o potencial de Volta Redonda e de toda a região Sul Fluminense para receber um empreendimento deste porte.

Além de atrair um grande investimento para a região, com operações inéditas em Volta Redonda, como Havan, Riachuelo, Bramil, Caçula e Kalunga, o shopping e suas lojas geram juntos mais de dois mil empregos.

Em apenas sete meses de inaugurado, o empreendimento recebe, em média, 350 mil pessoas mensalmente, número maior que toda a população da cidade de Volta Redonda, tendo um retorno positivo de quem vem ao shopping.

Neste período, algumas lojas do shopping estão em fase de adequação à demanda dos consumidores, o que é normal neste momento inicial de qualquer grande empreendimento.




 

58 Comentários

    • Tetê 18:13

      Ruim demais. Eu fui uma vez aí para nunca mais. Tem nada aí. Totalmente sem graça e sem motivo algum para ir aí. Um dos problemas do Conservadorismo é isso. Falta a genialidade e a imaginação dos progressistas para movimentar as coisas. Falta tesão nas pessoas conservadoras. Elas fazem o mais do mesmo.

      • Jane 07:49

        Não dão oportunidade para o empreendedor individual, ou micro empresa. Fui me informar sobre quiosque, não me deram a mínima atenção.

      • Jheny 11:34

        O shopping esta num.local totalmente fora de mao.os.lojista pagam.um.absurdo de condominio em vez de cair em.cima.do.prefeito para colocar mas onibus onibus gratis eles so querem ver lucro a adm desse shopping e um lixo se mudar xom certeza o shopping ira dar uma.evoluida

        • Anneska 19:22

          Estacionamento super caro, não tem opção de parar em outro local, prefiro ir na vila pq tenho mais opções de estacionamento.

    • Consumidor VR 18:34

      Os preços estão fora dos padrões de nossa região.

    • Diego Rodrigues da silva 18:41

      O estacionamento poderia ser de graça para quem consumir no mínimo 20 reais,em qualquer loja apresentando nota fiscal,menos que esse valor aí sim cobraria o estacionamento

      • David Luiz Amaral de Morais 03:44

        Ainda não fui a este SHOPPING não posso falar nada sobre o mesmo, moro Bananal, mais estou sempre a VR E BM. Acho que peripodo crise nesse PAÍS faz acontecer essas coisas mais espero em Breve que saindo o S da crise vai ficar CRIE acredito melhora a partir segundo semestre. Essa minha opinião

    • Sandro Crispim 18:48

      Infelizmente a geradora do empreendimento não está ajudando no crescimento de seus condôminos empresários. Se já não bastasse todos os impostos governamentais e trabalhista o shopping está cobrando taxas sufocantes de seus empresários que viram no empreendimento um bom negócio porque a idéia foi vendida assim. Acho que já que os empresários acreditaram no possível potencial do shopping seus gestores também poderiam investir no potência de seus empresários diminuindo taxas e incentivando seus consumidores. Se a contra partida for apenas do lados dos empresários condôminos infelizmente o empreendimento está com dias contados. Se lojas já começaram a fechar, e sinal que a coisa vai de mal pra pior. Em lugar que não tem consenso, não tem como existir sucesso.

    • Mariana 18:51

      Falta no shopping entretenimento para adultos, além do cinema. Como por exemplo, um boliche ou até mesmo festivais. Coisas que atraia o público.

      • Leonardo 08:48

        Acho que o Park Sul deveria repensar, pois fica num local com nenhum fluxo de pessoas, para ir ao shopping a grande maioria vai de carro.
        Ter atrativos como posto de gasolina com um combustível mais barato, dia em que não paga estacionamento se um cliente gastar um valor no shopping como todo não só no bramil. Convênio com as lojas para para não pagar estacionamento.
        Na última vez que fui tinham algumas lojas fechadas como a renner, academia e etc. Mais o que precisa é um centro de consultórios e escritórios para atrair um fluxo importante e até uma universidade
        ajudaria bastante .

    • indignado 19:00

      9,00 o estacionamento desanima qualquer um.

      • ENIO M G FERREIRA 21:53

        Esse é um dos grandes motivos fo fracasso desse empreendimento

      • Tuta 20:35

        Outro dia tive que entrar no shopping para pegar meu celular e sair paguei 9 reais por isso. Brincadeira né? Tem que ter certas gratuidades e preço fracionado.

    • Paulo Costa 19:17

      Cidade de peão metido a besta !!! Aqui é cidade de operários mas os caras acham q são classe média !!! ahahahaha acorda peão ! O cara ganha 5 mil e acha q ta perto do cara q ganha 100 mil quando na verdade ele tá pertinho do cara q ganha 1 mil !!!

      • Aline 21:52

        O shopping é lindo e tem ótimas lojas. Acredito que precisa de alguma atração a mais para aumentar o movimento. O Sider shopping sempre terá um ótimo movimento porque fica em um ponto estratégico da cidade o que não acontece com o Park Sul. Acho que depende da administração.

        • Triste realidade 18:36

          Cala sua boca laura. Eu não tenho presidente preso pois não votei no pt. Agora vc que acha que ê elite é uma pobre coitada e que pelo visto é
          uma analfabeta funcional. O seu presidente que está ai no poder desde de janeiro então já se passaram 6 meses e nada fez a não ser indicar seus pares para cargos com salários elevados e vc aí simples assalariada fica defendendo a elite. Deixa de ser idiota e vai saber um pouco mais sobre o que esta acontecendo ao seu redor. Se você hoje tem um celular um pouco melhor agradeça o governo passsado que de deu oportunidade de pelo menos arrumar um emprego.

      • Chico das candongas 16:33

        Tudo. VR é caro, custo de vida daqui é mais alto que na capital

      • Claudia 23:57

        👏👏👏concordo com vc. A cidade é de maioria trabalhador assalariado . So tem lojas que ninguém vai entrar de tão cara. Tinha que ser um Shoping tipo Outlet ou com marcas que existem em shoppings de grande Porte em Capitais e que trem preços acessíveis a todos. É lá não tem nada de Especial. Sider Shoping está na Vila onde temos tudo ao Redor. Maior furada elegante branco.

    • Cileide 19:27

      Cidade dos coxinhas sem dinheiro kkkķkkkķ bando de bocós, apoiaram o golpe e estão se ferrando. BEM FEITO.

      • Júlio César 19:41

        Zzzzzz

      • Estalone Cobra 20:50

        Pai no cu da Cileide ..

      • Edna 20:59

        Eu fui uma vez e nunca mais voltei pq não concordo em pagar estacionamento. No dia que fui meu marido comprou um overboard de mil e 100 reais, e ainda pagar p estacionar? Não volto nunca mais. Pq o sider é no Centro, as pessoas estão por ali, entram, consomem até sem intenção, mas quem vai no park sul é só pra ir no shopping, então a intenção já é gastar. 9$ da pra tomar um Sorvete no bobs, então sou dessas que dou valor ao meu dinheiro pq ganho trabalhando muito pra sustentar empresa de estacionamento. Qd inaugurou eu já tinha feito essa previsão, de que logo vai ser um shopping fantasma.

      • Laura 13:07

        Ja vi que vc é mortadela. kkkkkk

      • Carluxo Biba 19:11

        Boa Cileide!!!! Coxinha tem mais é que tomar no fiofó!!!!!!!!

    • Ana Paula 19:40

      O que vc tá fazendo aqui ainda? Vc ficou riquíssima, né? Ah vá te catar

    • EDSON R.COUTO 19:52

      Eu deposito aa esperanças de que dê certo.o inicio sempre é mto dificil.na verdade os que sobreviverem ganharão a batalha.força e conto com a população pra dar uma MORAL PARA OS COMERCIANTES DO PARKSUL.

      • James TK 09:21

        Dar uma moral? Que isso cara, tá parecendo o pessoal que fica pedindo para comprar as coisas deles para poder ajudar. Como assim comprar para ajudar? Não é assim que funciona.

    • Leandro 20:09

      O que abastece a cidade é a csn com salários para profissionais abaixo de 1.700
      Com descontos o trabalhador recebe uns 1.400 ou menos.volta Redonda se tornou uma cidade cara com trabalhadores mal remunerados. Sindicato fraco ,infelizmente o trabalhador tem que sobreviver assim.

    • KARLUCHO MIGUEL 20:43

      Como disse o Papa Francisco a verdade pode demora mais um dia aparece,…lugar longe e fora de mão para a população que ao contraio de que muitos pensam não tem como chegar la,…adequar linha urbanas e inter municipais para proximidade ja resolveriam um pouco o caso,..o LOCAL ONDE ESTA LOCALIZADO NÃO AJUDA…e a cidade não tem a quandição fianceira que aparenta e apenas aparencia,…veja o SIDER ESTA BEM LOCALIZADO E NÃO PERDEU A CLIENTELA APESAR DE SER PEQUENO NO COMPARADO.

    • Rogerio 21:02

      Infelizmente nossa região não tem poder aquisitivo pra um empreendimento deste tamanho. Foi exatamente igual ao Patiomix em Resende, no começo mil maravilhas mas ao deixar de ser novidade está igual uma cidade fantasma nem em dias comemorativos tem grande lotação. Os preços de bens de consumo básico no estado do RJ estão absurdos todos de média e baixa renda estão recorrendo a opções mais em conta de compras sobretudo no ambiente on LINE.

    • Samula Silva 22:06

      Com internet… Pra que ir a shopping? Corredores trevosos e vazios. Modinha não demorou um ano. Incrível.

    • triste realidade 22:30

      Faz arminha que resolve. É uma pena ver um empreendimento desse porte ir de mau a pior. Chama a galera da passeata pró bolsonaro para impulsionar as vendas, eles são os endinheirados de Volta Redonda e região.

      • Laura 13:11

        E vc acha que o seu presidente, ladrão e que tá preso isso iria resolver.
        Deixa de ser idiota que vem deste governo corrupto, seu sem noção.
        Ou vc achaque com 5 meses de governo, ja deu pra resolver tudo wue o governo anterior fez com suas roubalheiras.
        ACORDA BABACA, SEU PRESIDENTE TÁ PRESO.

        • Marinete 10:44

          Faz arminha , Laura. Kkkkk Todo.mundo já notou seu desespero, que cafona ela , gente kkkk

      • morobandido 19:07

        Boa!!!!!!!

    • Rizete 22:45

      Cidade de baixos salários não sustenta um empreendimento desses. Dependendo do tempo que fica lá dentro só o estacionamento já leva o dinheiro todo.

    • Rita 02:29

      A maioria das lojas tem no centro da cidade! Não vou ao shopping pra comprar nas Americanas. Falta uma loja da Zara.A Riachuelo daqui é péssima.Bramil.nem chega aos pés do Royale. .Havan loja enorme dá um bom movimento.Nao vi uma loja bacana que me chamou atenção!A praça de alimentação nada de diferente!

    • Eduardo 09:05

      Estacionamentos um absurdo para o carro tomar sol e chuva, tinha que ser gratuito o sider shoping quem não quiser pagar estacionamento tem vagas na rua e no parque sul não temos essa opção, vai falir igual ao Patio mix de Resende, tanto que o walmart e o spani não estão cobrando estacionamento esses sim são espertos.

    • Carlos 09:21

      Coloquem estacionamento de graça e atraçoes como um bom teatro e local fazerem hows.aquilo ali ta parecendo um cemiterio de lojas.da pena pois gera empregos.acho que ta faltando imaginaçao a administraçao.

    • Paulo Nunes 12:38

      Estacionamento caríssimo, R$ 9,00
      Vc vai na vila e não paga nem a metade e tem várias opções além do sider.
      Nem farmácia tem no park sul, senão baixar muito o estacionamento o povo não vai.

    • Rodrigues 12:59

      Sem noção esses park sul, caro demais, só de ter que pagar estacionamento nem volto mais. Comprei um chinelo que custou R$ 25,00 + R$ 8,00 de estacionamento + a gasolina que gastei de deslocamento, ficou em média R$ 35,00. No mercadinho do lado da minha casa ela custa R$ 18,00. Impossível consumir nesse shopping. Administração muito incompetente.

    • Ricardo 13:19

      Eu me lembro que na primeira proposta, antes do início da construção, teriam dois prédios comerciais, nos moldes de Shopping Nova América, no RJ.
      Seria uma boa opção, já que teria um público circulante diário em bom número.

    • Consumidor 13:20

      Gostei do shopping e estou na torcida pelo seu sucesso. Por isso farei alguns comentários como consumidor:
      1. Estacionamento preço fixo é bom para quem vai ver um cina, comer, passar bastante tempo. Mas desanima ir 30min e pagar aquele valor.
      Lembrando que no Sider muitos deixam na rua. Ali no Park sul isso não é possível.
      2. Sugiro que quem consuma 30..40 reais tenha direito a pelo menos 1h grátis. Passou de 1h pague o valor fixo que já é hoje.
      3. Falta o shopping passar o recado de diferencial para o consumidor. Quando vou é por causa do ambiente novo, diferenre, para passeio… Falta despertar o lado de: vaor a pena ir ao Park Sul COMPRAR.
      4. O pontual era morto no segundo piso de movimento durante um tempo mesmo sendo na Vila. Mas o Sindpass deu uma boa movimentada. Ja vi estudantes saindo do Sindpass e olhar vitrines, logo seria bom ter algo além de comércio.
      5. Quando tiver uma promoção divulgada, faça promoção verdadeira. Coloque uns produtos realmente barato e outros preço normal. Assim a cada promoção as pessoas realmente irão visitar. Eu mesmo qdo compro algo na promoção acabo levando mais alguma coisa q me interessa.

      Desejo sucesso a todos e pensem com carinho no consumidor que so quer comprar algo rápido e ir embora… não pode pagar quase 10 reais de estacionamento

    • Geisa 13:39

      Às vezes, preciso comprar alguma coisa e desisto de parar no shopping por causa da cobrança de estacionamento, já que nem tenho certeza se vou encontrar o que quero. Acho que o estacionamento deveria ter um preço bem acessível ou até de graça, pelo menos durante a semana. Isto atrairia os que moram nas redondezas , que animariam parar para fazer algumas compras.

    • Mauricio 13:46

      Olha a mentira!!! FAKE NEWS!!!!!!! FAKE NEWS

      • Leozin 15:39

        É vc Tio Maurício ???

    • Paulo Guedes 16:36

      Com a reforma da previdência, todos terão dinheiro sobrando e tudo vai melhorar…

    • Camila Fleury 18:05

      Acho engraçado as pessoas criticando….mas saem daqui e vão para o Rio de Janeiro, gastam com estacionamento caro, compram em lojas caras, mas aqui em Vr é que é caro. O mal de cidade pequena é isso,as pessoas não prestigiam nada de sua cidade…aff…me polpem… Vai me dizer que o Sider Shopping que é bom e tem atrativos…tá…

      • Lúcia 07:52

        Tenho um amigo que trabalha no Park Sul, e ele sempre fala desta questão de funcionários nas portas da loja por falta de movimento.
        Uma outra coisa q observo no shopping é que muitas lojas que eram em outros locais de VR abriram unidades no PARK Sul e colocaram seus preços nas alturas,mais do que já são em suas lojas e rua.
        O Bramil é outro ponto intrigante..em Barra mansa fica lotado pelo preço razoavelmente baixo e promoções.. na unidade do shopping parece q não existe isso os preços não são os mesmos.
        Como alguém acima disse, a média salarial.de VR é mto baixa.
        Ou o shopping se adequa a realidade de VR ou infelizmente vai continuar vazio.p

      • Ivan 21:33

        Camila boa noite! Não é engraçado não rsrs, as pessoas têm o direito de gastar seu dinheiro onde quiserem, no Rio, em São Paulo, em outro país. Se vc acha que o Park Sul é a única opção possível então fique a vontade e gaste seu dinheiro lá, é seu direito e ninguém tem que criticar vc por isso.

    • pizzas 18:13

      peça su a pizza no disk pizzas don corleone a melhor pizza da cidade …..

    • Triste realidade 18:42

      E vai uma petgunta para vc laura o que seu presidente está fazendo para melhorar a economia do país e voltar a gerar emprego? Já sei reforma da previdência para vc trabalhar até os 65 anos. Ou não. Já que vc é elite não precisa trabalhar. Rsrsrsr pobre tem se fuder mesmo. Ainda mais pobre que defende rico.rsrd

    • Adriano Formiga 11:48

      Como sugestão poderiam oferecer estacionamento grátis mediante algum consumo como já fizeram alguns grandes shoppings em seus lançamentos, eventos nas praças de alimentação e também no espaço externo, quando preciso ir ao mercado tem muitas barreiras para ir no Bramil, é mais fácil ir ao lado no spani ou walmart e compras vou na Vila, não preciso sair do meu trajeto mas se tivesse algum atrativo diferente com certeza iria no shopping, grandes liquidações com adesão de todos as lojas também fomentam o movimento de pessoas.

    • Leitora 14:53

      O ruim é que não inovaram nos estabelecimentos comerciais, são todas lojas que já tem na região. A única loja diferente é a Havan. O restante são as mesmas lojas q já tinham no sider shopping. No período de construção, o público foi falando nas redes sociais quais estabelecimentos queriam que viesse para o novo shopping e nenhum deles foi atendido. Lembro de pessoas pedindo, starbucks, outback, zara, forever 21, quem disse berenice, entre outras lojas de grande movimento, que só encontramos ao ir para o Rio ou SP.

  1. Pingback: Park Sul em dificuldades? Está em crise? - Blog do Peres

    • Leo 18:43

      Marketing ruim da nisso, só pra começar, deviam ter deixado estacionamento grátis para quem gastasse pelo menos 50,00 no shopping no primeiro ano… as pessoas iriam se acostumar a ir e fidelizar as lojas… depois de 1 ano começaria a cobrar estacionamento, mas com preço de 5,00 por cada 5 horas . E depois de mais 1 ano colocaria preço que está hoje…

      Também poderiam fazer promoções, já que o preço de hj do estacionamento está em 9,00 .. quem gastar pelo menos 200,00 não pagar estacionamento… para que vou em um local longe e ainda pagar estacionamento se tenho maioria das lojas fora do shopping e não pago nada para estacionar?

    • Ivan 21:29

      O poder aquisitivo da maioria esmagadora da cidade é baixo, país de família assalariados e os preços são fora da realidade exceto em lojas “populares” como Renner e Americanas que encontramos em outras partes da cidade em locais mais acessíveis inclusive pela diversidade maior de transporte além do trajeto favorável. Se não fosse o Cinema que é bom apesar de passar muitos filmes ruins e a praça de alimentação que ainda lhe oferece uma variedade até razoável, com toda certeza já teria fechado.

      Prefeito Samuca Silva ta de parabéns…enganou um monte de empresários.

    • vera lúcia de campos nascimento 20:26

      se eu que ganho bem, tenho dó de pagar 8 reais em um estacionamento, imagina quem ganha pouco, não vou lá mesmo faço minhas compras em outros lugares, meu carro fica na rua mesmo, já pago seguro pra isso

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!