Por Tribuna
Daniele Couto transformou seu hobby em profissão. Hoje, cada bolo confeitado por ela vira uma obra de arte. Nascida em Resende, atualmente morando em Orlando, nos Estados Unidos, o seu trabalho está ganhando o mundo.
Na próxima segunda-feira (9), ela tem o maior desafio de sua carreira de design de bolo. Dani Couto disputará, com outras cinco concorrentes, a Feira Internacional de Alimentos de Nova Iorque. Ela é a única brasileira na disputa.
Os jurados vão avaliar a técnica, apresentação, criatividade, referência ao tema (Chalkboard cake) e cobertura. O resultado sai no dia seguinte do concurso, no dia 10 (terça-feira).
O INÍCIO
— Minha paixão pela culinária vem desde que morávamos no Brasil. Sempre tive minha casa rodeada de familiares e amigos que adoram uma boa comida e boas risadas. Sempre comento isso com muita alegria e excelentes lembranças — contou ela, em entrevista ao TRIBUNA, que continuou:
“Quando nos mudamos para os Estados Unidos em 2015 (eu, marido e filha), juntamos essa minha paixão com nossa necessidade de inovar e metemos literalmente a mão na massa para aprendermos o que ainda não dominávamos”, disse
Mas isso não foi empecilho para realizar o sonho da família. Eles compraram a receita de salgadinhos artesanais de um casal e investiram na empresa.
— Assim nasceu a Over The Moon Parties e a partir de então descobrimos como conquistar clientes pelo estômago, com as especialidades brasileiras, como salgados de festas, docinhos e bolos personalizados — contou.
PRÊMIO EM ORLANDO
Em 2018, Dani Couto destaque entre as 20 brasileiras, de Orlando, que receberam o premio Mulher BrazilUSA. O premio foi recebido no dia em uma noite de gala em setembro daquele ano.
Mas, como foi o convite para a feira de Nova York nesta semana? Ela contou que foi convite de uma amiga. Neste ano, serão mais de 450 expositores.
— Sabendo que sempre busco aprimorar meus conhecimentos na área de Confeitaria, uma amiga me encaminhou um email sobre a famosa Feira chamada “Interncaional Restaurant & Foodservice Show of New York” que acontece no gigante Javits Convention Center e conta com o apoio de marcas famosas no mundo Culinário dos Estados Unidos — relatou Dani Couto, que prosseguiu:
“Então pensei ‘Por que não?’. Eles exigiram uma série de informações sobre nossa Empresa e eu precisa descrever e convencer a comissão julgadora, de forma resumida, sobre o designer que eu poderia produzir no tema “Chalkboard Cake”, um “Bolo Lousa”, traduzindo para o português.Precisei criar o designer do bolo e convencer em palavras que esse é o bolo ideal para exibição na feira”.
A competição foi aberta em nível nacional (EUA). Depois de mais de um mês de expectativa, ela recebeu o email informando que eu havia sido selecionada para ser uma dos seis participantes a apresentarem sua empresa na final.
EM NOVA YORK
Dani terá que levar dois andares de bolo que idealizou e descreveu. “Lá receberemos a missão de fazer o terceiro andar ao vivo para os presentes e jurados. E não adianta me perguntar sobre o tema porque será surpresa”.
— Imagine a cena: apresentar meu trabalho ao vivo para uma plateia incontável, num outro idioma e sob os olhos de uma comissão técnica de peso na área! É certo que, depois disso, irei ficar mais um dia inteiro ansiosa, pois o resultado será dado somente no dia seguinte (dia 10, terça) — finalizou.
E boa sorte. Resende e região estão na torcida.