Avós, tios, primos, irmãos, pais ou filhos. É grande a saudade dos que já se foram e no Dia de Finados, as famílias visitaram seus entes queridos sepultados e prestaram suas homenagens.
Uma missa realizada logo cedo, reuniu milhares de pessoas e aos poucos outras famílias foram chegando ao Cemitério Municipal Bom Jardim Isidorio Ribeiro durante este Feriado de Finados.
A Guarda Municipal estima que cerca de dez mil pessoas passou pelo local nesta sexta-feira, dia 2.
Pouco a pouco, o cemitério foi ficando colorido pelas flores colocadas em cima dos túmulos pelas famílias.
Os vasos e flores, trazidos por familiares de pessoas sepultadas no local, simbolizam uma homenagem aos mortos.
Todos os anos nesta data, dona Ivone de Almeida, de 70 anos, moradora do bairro Volta Grande, acorda bem cedo para visitar o tumulo do marido. Para ela, a data além de servir para homenagear os familiares sepultados no cemitério, representa um momento de bastante saudosismo.
” Hoje é um dia para lembrar os entes queridos e par sentir saudades também, né?. Todos os anos eu venho, rezo, coloco umas flores no túmulo e acendo uma vela. Esse ano a prefeitura ainda tornou esse momento mais tranqüilo“, disse dona Ivone emocionada.
Assim como dona Ivone, a família da Maria Inês da Silva, 63 anos, também foi visitar os entes falecidos. Acompanhada da neta, Camila da Silva, visitaram dois túmulos no cemitério, deixando flores e acendendo velas.
”É um dia em que nos lembramos das pessoas que foram importantes na nossa vida. Nossa família vem todos os anos e nesse, particularmente, tivemos uma grata surpresa de ver o cemitério muito bem cuidado. Sentimos acolhidas, amparadas”, explicou Camila.
Por causa do intenso movimento, uma estrutura foi montada para garantir a segurança e conforto dos visitantes. A Guarda Municipal orientou os motoristas em frente ao cemitério. Uma equipe do Centro de Zoonoses orientou os visitantes sobre os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito da dengue e colocou larvicida nos vasos de flores levados pelas famílias.