Neste domingo (12) é comemorado o Dia das Crianças, e o Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) recebeu, durante o fim de semana, dezenas de famílias que aproveitaram a programação especial preparada pelo local, contando com atividades em parceria com o Sesc e o 53º Grupo Escoteiro Vigilante da Acácia. Durante todo o mês de outubro a criançada conta com muita recreação e teatro infantil, tudo gratuito para a população.
“Já é tradição recebermos até 40% a mais de público no mês das crianças, e neste domingo, que é a data comemorativa mesmo, o zoológico recebeu muitas famílias que aproveitaram todos os atrativos do parque, com lazer e diversão para todo mundo, principalmente para as crianças”, destacou o diretor do Zoo-VR, Jadiel Teixeira.
O público que foi ao Zoo-VR neste domingo (12) aproveitou as atividades da Caravana Sesc, que ofertou esportes como minitênis e badminton, além de lonas de jogos e brincadeiras gigantes. Em paralelo, os escoteiros organizaram atividades pela manhã para crianças e adolescentes, incluindo pista de cordas e jogos.
*Brincadeira acessível*
No sábado (11), o zoológico também promoveu atividades recreativas para as crianças no parquinho, como gincanas, brincadeiras cooperativas, jogos em grupo, circuitos de desafios, atividades de movimento, dinâmicas de integração, atividades sensoriais, brincadeiras musicais, atividades de observação da natureza, jogos de perguntas e respostas, dinâmicas de equipe.
E a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMDP) aproveitou a ocasião e promoveu um passeio com cerca de 30 crianças com deficiência e seus familiares ao Zoo-VR, para aproveitar as atrações pelo mês das Crianças.
O secretário Washington Uchôa falou sobre a iniciativa de promover esse evento inclusivo. “Buscamos as crianças e seus responsáveis em casa, oferecemos alimentação, e foi maravilhoso ver essas crianças interagindo com outras e aproveitando essa programação especial, promovendo a inclusão e proporcionando um momento importante para eles”, destacou Uchôa, elogiando o tratamento e o carinho recebidos pelos funcionários do zoológico.
Renata Machado, mãe de Matheus Elias, de 12 anos, portador da síndrome de Williams, expressa sua gratidão pelo passeio no Zoo de Volta Redonda. “Matheus estava ansioso pelo passeio e aproveitou muito as atividades, brincando, pulando corda e socializando com amigos”, conta a mãe, agradecendo pelo transporte oferecido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência.
“A família teve a oportunidade de ver animais e desfrutar de um lanche. Muito grata por este momento feliz para nós”, afirmou.
*Programação continua durante o mês*
E a criançada terá mais atividades para aproveitar ao longo do mês no Zoo-VR. Os próximos sábados – dias 18 e 25 – contarão com mais atividades recreativas.
Aos domingos – dias 19 e 26 de outubro, e 2 de novembro – o espaço Arca do Saber receberá apresentações de teatro infantil. Serão duas sessões em cada dia: uma às 10h30 e outra às 14h30.
19 de outubro – espetáculo “Além das telas” – Cia Ohana e Coletivo de artes MuDarTe
Sinopse: Felipa é uma menina esperta, mas vive com os olhos grudados na tela do celular. Entre vídeos, joguinhos e redes sociais, ela acabou esquecendo como é brincar de verdade e começou a contar mentirinhas, principalmente para sua melhor amiga Eduarda.
Mas tudo muda quando um antigo boneco de madeira, que vive esquecido em seu quarto, ganha vida: é Pinóquio, o famoso boneco que um dia também aprendeu o valor da verdade. Juntos, eles embarcam em uma aventura cheia de magia, desafios e descobertas, onde Felipa aprenderá que mentir pode trazer consequências e que brincar é um segredo poderoso para viver de verdade.
26 de outubro – “O sonho de Rosinha” – Cia Ohana
Sinopse: “O Sonho de Rosinha” é um gostoso voo partindo da ciência e alcançando a imaginação. Traz à realidade o desejo de toda criança ser astronauta quando crescer, e coloca em um necessário protagonismo social uma jovem menina negra, que se espelha em mulheres negras, suas precursoras no sonho realizado e que viraram astronautas quando cresceram. Um espetáculo sobre identidade e cultura negra; sobre pertencimento, conquistas e da importância de sonhar, estudar e realizar.
2 de novembro – “No lugar do outro” – Cia Ohana e coletivo de artes MuDarTe
Sinopse: no primeiro dia de aula, dois alunos se encontram perdidos pelos corredores da escola. Um deles tem dificuldade para ler e escrever, enquanto o outro não pode enxergar como os demais. Mas, com a ajuda de uma amiga e de sua professora, eles descobrem que aprender pode ser diferente para cada pessoa e que isso é supernormal! Uma história que ensina, de forma leve e divertida, como a inclusão e o respeito pelas diferenças fazem o mundo ser muito mais especial.
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.