Outros

Eleições: Itatiaia tem novo prefeito, Ireneu Nogueira




Irineu Nogueira, do PTB, foi eleito neste domingo (13) prefeito de Itatiaia (RJ) em uma eleição suplementar. Ao final da apuração, Irineu recebeu 8.507 votos (47,95%). Foram 18.614 votos no total.

Ele derrotou outros quatro candidatos e vai conduzir a prefeitura da cidade até o dia 31 de dezembro de 2024.

A eleição em Itatiaia teve 342 votos brancos (1,84%) e 532 votos nulos (2,86%).

Irineu tem 59 anos, é casado e empresário no setor de turismo de Itatiaia. Ele declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de R$ 2.865.253,82.

O vice é Denilson Sampaio, do PSDB, que tem 50 anos. Irineu e Denilson tomam posse até o dia 4 de abril.

Os dois fazem parte da coligação “Pelo futuro de Itatiaia”, formada pelos partidos PTB, PSDB e PMB.

Veja o resultado após o fim da apuração:

Irineu Nogueira (PTB) – 47,95%
Bruno Diniz (Solidariedade) – 35,43%
Vaninho (PSC) – 14,42%
Fabíola Soares (PSOL) – 1,61%
Bisol (PDT) – 0,59%m

Entenda o motivo da eleição suplementam

O motivo da eleição suplementar é o afastamento do prefeito eleito, Eduardo Guedes, o Dudu. Ele foi eleito em 2016 e reeleito em 2020, mas tinha assumido o cargo de prefeito provisório em 6 de julho de 2016, a 89 dias antes de sua primeira vitória nas urnas. No entendimento do TSE, a reeleição em 2020 configurou um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido.

A partir da decisão do TSE, Imberê Moreira Alves (PRTB) assumiu o cargo de forma interina, mas foi afastado por suspeita de improbidade administrativa. Em junho de 2021, o então presidente da Câmara dos Vereadores, Silvano Rodrigues da Silva (PSC), passou a conduzir a prefeitura.

Desde dezembro de 2021, quando aconteceu uma nova eleição para presidir a Câmara de Vereadores, a gestão do poder público vem sendo conduzida interinamente pelo vereador Thiago Rodrigues Moreira (DEM).


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!