Volta Redonda

Em live, padre fala sobre a importância da fé para a saúde mental



Por Tribuna

O pároco da Igreja São Sebastião, no Retiro, Alércio Carvalho, realizou uma transmissão ao vivo (live), através de rede social, com a finalidade de promover uma reflexão acerca da importância da fé para o bem-estar psíquico e afetivo.

O assunto foi abordado em função da pandemia do novo coronavírus, que tem exigido o isolamento social como forma de conter o contágio da doença, mas simultaneamente provocado um aumento significativo dos índices de depressão, do uso de álcool e outras drogas.

O convite foi do advogado e ex-presidente da OAB-subseção Volta Redonda (Ordem dos Advogados do Brasil), Alex Martins

Comungando de princípios e crenças semelhantes, o padre Alércio Carvalho, disse acreditar que a fé é o pressuposto de uma relação íntima com Jesus e precisa ser praticada dia a dia.

“É um exercício onde eu me vejo, me reconheço e tenho clareza das minhas limitações. Mas ainda assim, vislumbro a possibilidade de crescimento interior, dessa relação íntima com Deus. É o momento em que revejo conceitos de valores, como família e comportamento social. A pratica da fé pode produzir pessoas serenas e equilibradas, mas se mal compreendida traz patologias, como a esquizofrenia religiosa, o individualismo e o preconceito”, destacou.

 Alércio Carvalho disse que, em geral, promovemos os bons e castigamos os maus. “No entanto, precisamos sair desse conceito e ter ato de misericórdia com aqueles que se enveredam por outros caminhos. Vivemos num mundo ditado constantemente pela massificação de informações que acabam determinando padrões comportamentais. Daí a importância da fé como fonte de crescimento e amadurecimento do ser humano”, concluiu.

O advogado também defendeu que a reclusão vivenciada neste momento deve ser utilizada para uma reflexão acerca da espritualidade.

“É a fé que estabelece quem você vai ser ao longo da vida e para onde o seu espírito vai após a morte. É fato que esse isolamento social produzirá no ser humano um novo pensar e novas metas. Estamos vivenciando um processo de renovação causado pelo impacto do coronavírus sobre a sociedade. Com isso, quero dizer, que não dá para ser a mesma pessoa após vivenciar essa pandemia e que a fé é alimento para o corpo e o espírito, em sentido amplo, de se colocar no lugar do outro e sentir suas preocupações e aflições. E assim, ser generoso na prática da caridade”.

Fotos: Divulgação


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!