Nos dias 14 e 15 de abril, sábado e domingo, acontecerá o primeiro Encontro Sul Fluminense de Cicloturismo, no campus da IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), no bairro Aterrado, em Volta Redonda. O evento é uma realização da Aciclica (Associação de Ciclistas, Caminhada e Mobilidade Sustentável) do Sul Fluminense.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/EncosulCicloturismo. As inscrições gratuitas e limitadas. Para os 100 primeiros inscritos serão entregues certificados e kits.
“A ideia do encontro surgiu da reunião de praticantes e entusiastas que acreditam no potencial da atividade em nossa região. Esperamos que este seja um espaço de ampliação da compreensão da atividade como fenômeno e em seus aspectos técnicos, fomentando o compartilhamento de ideias e soluções sobre a criação e incentivo a manutenção de rotas. Esperamos ainda criar um espaço de união entre atuais e futuros praticantes, assim como de profissionais que podem diversificar suas práticas”, explicou Vicente Sacramento Junior, presidente da Aciclica.
O público alvo são estudantes de turismo, educação física, engenharia ambiental e praticantes do ciclismo e cicloturismo da cidade.
Programação no Sábado (14)
A parte teórica do Encontro Sul Fluminense de Cicloturismo acontecerá no IFRJ (Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro), no bairro Nossa Senhora das Graças (em frente ao Estádio Raulino de Oliveira) com a seguinte programação:
8h às 9h credenciamento
9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 10h – Palestra com pesquisador dos cursos de pós-graduação da COPPE-UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que está mapeando as rotas de cicloturismo no estado, Luiz Saldanha. Ele abordará o tema ‘Cicloturismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável’.
10h às 10h50 – Painel Rotas de Cicloturismo, Rota Charles Darwin e Volta das Transições.
10h50 às 11h40 – Palestra ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura). O tema é “Brasil, um país de oportunidades”.
13h às 15h – Palestra com Antonio Olinto, que defenderá o tema “Cicloviagem pelo mundo”. Ele e a esposa, Rafaela Aspirino, já deram a volta pelo mundo pedalando durante 4 meses, sendo que recentemente estiveram na Turquia e no Irã. O casal, os filhos da estrada, apresentará um documentário e depois responderá perguntas sobre a jornada que fizeram, e mais de 5.000 km pedalados entre a Turquia e o Irã.
15 às 17h – Mesa Redonda sobre “Políticas públicas voltadas para o cicloturismo”.
Programação no Domingo (15)
9h – Passeio ciclístico cujo roteiro prevê a saida da Praça Sávio Gama (em frente à prefeitura) em direção a Vila Santa Cecília (Praça Brasil) e retorno para a praça da Prefeitura, no Aterrado.