Especial

Especial: Homem trans de Resende conta como foi processo de transição




Por Felipe Rodrigues

Bernardo, de 24 anos, nasceu como Yasmin na cidade de Resende. Mas, aos quatro anos, sentiu que seu corpo não correspondia com a sua identidade. A transformação externa veio há dois anos num ato de coragem e determinação.

Em entrevista ao TRIBUNA, o homem trans Bernardo Rabello Albuquerque conta como foi a sua transformação. Com persistência e o apoio familiar, enfrentou os desafios para realizar o desejo de ser quem sempre quis e, após muito esforço, conseguiu um ótimo resultado.

Ele, inclusive, venceu na semana passada um concurso de beleza, Top Masculino Olho Vivo, em Volta Redonda, disputando com outros quatro homens. E ainda: neste ano, ele participará do Mister Brasil, em Cuiabá, no estado de Mato Grosso.


NO INÍCIO 


Registrado como Yasmin, ainda quando criança, Bernardo percebeu que não pertencia aquele universo feminino. Suas tendências e gostos sempre iam para o mundo masculino. Apesar de ter tido esse esclarecimento desde cedo, todo o processo de transição aconteceu quando ele já era um adulto, aos 22 anos.

No início foi preciso, além da coragem e vontade, o apoio dos familiares, amigos e também de uma preparação psicológica. Após o processo de aprovação e a consciência de estar pronto para se tornar um homem, Bernardo foi nascendo.

Atualmente, o jovem trabalha como operador de produção de uma empresa em sua cidade. Falar de seu passado não é um tabu, muito pelo contrário, faz com que ele se sinta ainda mais fortalecido.

“Eu digo que a Yasmin, era uma menina muito retraída, tímida, antissocial, com baixa autoestima, enfim uma pessoa moldada pela sociedade para que fosse inclusa”, refletiu sobre seu passado.

Já o Bernardo é o inverso, um rapaz seguro, extrovertido e como ele mesmo se define: “mega realizado”.

“Agradeço muito a Yasmin ter existido, pois sem ela, sem as lutas dela, eu não seria o homem que sou hoje”, expressou.


PROCESSO DE TRANSIÇÃO


Bernardo relembrou que o início do seu processo de transição contou com um acompanhamento psicológico e terapêutico para que ele entendesse verdadeiramente o seu eu masculino. Após esse período, foi iniciado o tratamento hormonal.

“Quando iniciei essa segunda fase, contei com o acompanhamento de um médico endocrinologista especialista em transgeneridade. Isso foi fundamental para que a minha saúde também fosse preservada”, explicou.

Para manter o bom físico o jovem contou seu segredo. “Eu pratico musculação diariamente. Junto a isso mantenho uma dieta disciplinada”, revelou.

 


CONCURSO DE BELEZA E PALESTRAS 


Bernardo também concilia sua profissão principal com uma carreira de modelo. De acordo com ele, em 2019 foi o primeiro homem trans a participar do Mister Rio de Janeiro. Já neste ano, irá participar do Mister Brasil, em Cuiabá, representando o estado carioca.

“Além disso, também participo de algumas palestras. Geralmente são trabalhos de faculdade, em cursos que falam sobre identidade de gênero. Nesses locais falo um pouco sobre minha trajetória. Acho importantíssimo falarmos para todos a respeito”, disse.


APOIO FAMILIAR


Ter um suporte familiar é fundamental para que as dificuldades sejam enfrentadas da melhor forma possível, adiantou Bernardo. Em relação a sua família, esse amparo foi indispensável para lidar com todo o processo.

“Meus pais sempre procuraram informações e o amor que eles sentem por mim quebrou qualquer paradigma. Eles me aceitam. Meus amigos também me aceitaram. E eu sempre digo que a sociedade me respeita muito, apesar do preconceito muitas vezes ser enraizado nas pessoas”, esclareceu.

Sobre o preconceito o rapaz esclarece que sempre existirá, porém a forma de lidar com ele deve ser de modo construtivo.

“O preconceito é algo que sempre vai existir. Devemos sempre ser firmes, mas confesso que não tento me deixar levar por eles. Sigo de cabeça erguida. Tudo é aprendizado”.

Bernardo contou que sua coragem e seu processo fizeram com que ele se tornasse referência para outras pessoas que estão passando pela transição ou tem dúvidas sobre o assunto.

“Sempre recebo mensagens de muitos meninos trans que dizem que eu sou inspiração para eles. Fico muito feliz com isso. Meu objetivo é ajudar a todos mostrando que podemos estar em qualquer lugar sendo nós mesmos. Sempre que posso converso muito com outros rapazes trans para ajuda-los a entender como é o processo”, explicou. Fotos: Caw Produções e Rafael Aguiar.

 


4 Comentários

    • Capeta da grota do Santa cruz 09:13

      Sonho de consumo

    • Sônia 14:34

      Ficou perfeito!
      Linda como Yasmin e belo como Bernardo! ??
      Todos temos o direito de irmos atrás, do que nos faça feliz…

    • Shirleu 16:55

      Deus te abençoe Bernardo!
      Que você seja um instrumento de Deus para salvar outras vidas!
      Grande Braço!

    • Rose Pereira 14:33

      Ficou lindo!!! Tanto antes quanto depois…
      Não somos ninguém p julgar… está feliz???
      Viva a vida … Parabéns!!! Por ter a coragem q muitos não tem é q ficam s escondendo… sucesso!!! ???

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!