Uma reunião entre autoridades de Angra dos Reis e Rio Claro descartou a interdição total da RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga). A decisão foi tomada nesta terça-feira (3), após mais uma avaliação técnica no trecho em que o asfalto cedeu e uma cratera foi aberta.
A reunião teve a participação de representantes das Defesas Civis das duas cidades e um engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Com a decisão, o trânsito vai continuar funcionando em meia pista — os motoristas vêm passando por parte de uma das pistas e pelo acostamento.
Para evitar que a cratera continue a crescer, serão feitas algumas medidas paliativas, como a colocação de um cordão asfáltico e lona ao longo da encosta.
“Cordão asfáltico é uma mureta que desvia a água dessa erosão para evitar que esse processo aumente e a pista seja interditada por completo. A lona plástica é para evitar que a água também desça para fora do talude e aumente o processo erosivo”, explicou Pedro França Magalhães, engenheiro da Defesa Civil de Angra dos Reis.
A sinalização também foi reforçada no trecho para evitar que os motoristas se confundam com a situação emergencial. “O apelo visual tem que ser bem claro para que não ocorram acidentes. Então, vão ser colocadas placas sinalizadoras e os motoristas serão avisados da questão da pista interrompida”, acrescentou Pedro.
A RJ-155 é a principal ligação entre o Sul do Rio de Janeiro e a Costa Verde do Estado. A estrada começa em Barra Mansa, passa por Rio Claro e termina em Angra dos Reis.
A cratera foi aberta na tarde de domingo (1º), na altura do km 18, próximo ao túnel do distrito de Lídice, em Rio Claro. Segundo a Defesa Civil da cidade, o motivo foi o grande volume de chuva que encharcou o solo e fez o barranco de sustentação do asfalto deslizar.
Até a publicação desta reportagem, as autoridades não tinham uma previsão de quando o reparo na pista será feito para que a estrada seja totalmente liberada.
Um caminho alternativo para o motorista que deseja evitar a RJ-155 é utilizar a RJ-149, conhecida como Serra do Piloto, que liga Rio Claro a Mangaratiba.