Volta Redonda

Estudantes de enfermagem dizem que Unifoa não libera estágio



Por Tribuna

O MEC autorizou o retorno dos estágios dos cursos de Medicina e de Enfermagem. O governo federal, no entanto, deu autonomia às universidades particulares para os protocolos e para as datas. Os acadêmicos de enfermagem da Unifoa (Centro Universitário de Volta Redonda) se queixam sobre a postura da instituição de ensino.

Segundo eles, que pediram para não serem identificados, os mais prejudicados são universitários do 5º ano, que podem ter a formatura em dezembro comprometida com a medida.

Na segunda-feira (6), o curso de Medicina recebeu a autorização da Unifoa de retomar aos estágios para conclusão da graduação em dezembro de 2020.

— Enquanto isso a enfermagem recebe instruções de aguardar a hipótese do retorno, sem previsão no momento — disse uma estudante, que preferiu o anonimato.

Por conta de uma lei estadual, a Unifoa teve que dar um desconto de 30% na mensalidade e começou a valer no mês passado. O mensalidade é de R$ 844.

Em Volta Redonda, cidade onde fica a Unifoa, está com dificuldades de contratar profissionais de saúde. O Hospital de Campanha, por exemplo, possui apenas uma equipe de plantão. A cidade já registrou 83 mortes por Covid.

Nota na íntegra da Unifoa

Diante do cenário que estamos vivenciando no município de Volta Redonda, com aumento de número de casos, por meio de um Decreto Municipal foi proibida qualquer atividade prática nos estabelecimentos de saúde do município. 

Por este motivo, estamos em negociação para retorno em municípios vizinhos, nos quais não temos esta proibição. Entretanto, para levarmos os alunos para lá, precisamos preencher um Termo de Estágio que deve ser assinado por todos os envolvidos e este documento já está sendo providenciado.

Todas as orientações serão dadas aos atores envolvidos na reunião específica agendada para o dia, 14 de julho, às 19 horas.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!