A União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) lançou na tarde deste domingo (31), a campanha “Sem Vacina Sem Retorno”, contra o retorno das aulas presenciais nas escolas e universidades públicas e privadas, enquanto não houver vacinação da comunidade escolar e acadêmica, em Volta Redonda.
Participam da campanha a UMES, a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a UNE (União Nacional dos Estudantes) e estudantes universitários da Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), Faculdade Sul Fluminense (FASF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa).
Em nota nas redes sociais, a União destaca que a prudência e o bom senso são necessários para evitar maiores problemas para as famílias do município, principalmente, as mais desassistidas.
– Neste sentido, assumimos a posição contrária ao retorno das aulas presenciais, sem a imunização da comunidade escolar/acadêmica nas instituições de ensino públicas ou particulares, em todos níveis de ensino. É necessário um esforço coletivo, envolvendo toda a sociedade, para amenizar os danos que essa pandemia traz – destacou em nota.
Além da imunização contra Covid-19, a UMES também destaca preocupação com a segurança alimentar de cada estudante, solicitando que os fornecimentos de merenda sejam mantidos.
– A medida é essencial, levando em consideração que grande parte das crianças e jovens depende dessa refeição. Contamos com a prudência das secretarias municipal e estadual, assim como das gestões do setor privado, para que a pandemia seja mais controlada, sem acarretar mais danos à população, principalmente, às parcelas já menos favorecidas – concluiu em nota.