Destaque 1 Sociedade - Especial Sul Fluminense

EXCLUSIVO: 244 mulheres são estupradas na região em 2017



Silêncio, vergonha e estigma da sociedade. Esses são os grandes entraves para uma vítima buscar ajuda após uma violência sexual. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o TRIBUNA SF levantou, com exclusividade, o número de estupros registrado nas cinco maiores cidades do Sul Fluminense: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda.

Os dados são referente ao ano de 2017 obtidos através do ISP (Instituto de Segurança Pública), do Governo do Estado. Nos 12 meses do ano passado, 244 mulheres foram vítimas de estupros na região.

Volta Redonda – a maior cidade da região como quase 300 mil habitantes – lidera a lista de vítimas, com 64 mulheres. Em seguida, vem Angra dos Reis com 60 casos registrados pela Polícia Civil. A terceira cidade da triste estatística é Barra Mansa com 45 casos, seguido por Resende (43 casos) e Barra do Piraí (32).

Os dados podem ser ainda maior. Recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostra que, em cada denúncia na delegacia, outros dez não são registrados e as vítimas continuam sofrendo em silêncio.

“É completamente errado supor que homens estupram por causa de necessidades hormonais. Um homem na rua não estupra uma mulher de qualquer jeito. Sabendo que é algo impróprio, eles tendem a fazê-lo secretamente”, disse a psicóloga Renata Fernandes da Costa, da UFF (Universidade Federal do Fluminense) .

“O estupro não é um ato sexual. É um ataque. Trata-se de vencer, de conseguir um objeto – e a mulher é objetificada neste caso. Trata-se de poder E há também pessoas que sentem prazer com isso. O estupro é considerado o comportamento mais grave (em relação a uma mulher), isso é verdade, mas não é o único tipo de agressão que os homens cometem”, finalizou a especialista.

Confira os dados de estupro nas cidades em 2017:

Volta Redonda: 64

Angra dos Reis: 60

Barra Mansa: 45

Resende: 43

Barra do Piraí: 32


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!