Barra Mansa Destaque 1 Volta Redonda

Febre Amarela: 164 mil moradores são imunizados em VR e BM



As duas maiores cidades do Sul Fluminense já vacinaram mais de 164 mil pessoas na última semana, todas elas com a vacina plena – que dura pela vida inteira, segundo informaram as prefeituras.

Em Volta Redonda, neste período, foram 92 mil vacinas nos 44 postos de saúde do município. No sábado (20), o município abriu 15 postos de saúde em pontos estratégicos de Volta Redonda. O balanço da Secretaria Municipal de Saúde é que foram aplicadas 9 mil no único dia. Até o final do mês de fevereiro, as unidades básica de saúde estão atendendo no final de semana.

A meta é que sejam imunizadas mais de 235 mil moradores da cidade, numa forma preventiva. A cidade tem 110 mil vacinas e a previsão é que chegue mais medicamentos nos próximas dias.

“As pessoas que não podem procurar as unidades durante a semana, pois trabalham ou por qualquer outro motivo, tem essa opção de ir aos postos aos sábados. Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas e evitar as filas, por isso adotamos essa nova estratégia”, comentou Samuca Silva, prefeito de Volta Redonda.

Alfredo Peixoto, secretário de Saúde de Volta Redonda, concordou e completou: “As pessoas podem ficar tranquilas que tem estoque de vacinas para todo mundo. E é bom novamente explicar que aqui em Volta Redonda, estamos usando a dose plena, completa, aquela que é vitalícia. Quem vacinou está protegido para o resto da vida”.

Em Barra Mansa, 72 mil pessoas procuram a vacina nas unidades médicas, também na última semana. No sábado (20), o multidão ficou concentrado na sede da prefeitura, no Centro da cidade (foto abaixo).

A meta em Barra Mansa é imunizar 155 mil pessoas do público alvo, de 9 meses aos 59 anos de idade.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior, acompanhou a vacinação ao lado do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e do secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes.

Luiz Antônio aproveitou a visita para traçar estratégias de cobertura vacinal no município. “Nós estamos conversando com cada um dos prefeitos no estado para termos essa estrutura montada e efetiva. É a vacina que vai evitar que a população tenha febre amarela”, disse.

Região tem 4 mortes confirmadas 

Das mortes do Estado do Rio, quatro delas foram registradas no Sul Fluminense. Três idosos da área rural de Valença e um jovem de 17 anos da cidade de Miguel Pereira, que morreu após ser atendimento num hospital do Rio de Janeiro.

“A região pode ficar tranquila, pois vamos ter doses para atender a toda a população do estado”, assegurou o secretário estadual de Saúde (na foto, com prefeito de Barra Mansa).

Público Alvo

O público alvo da vacina é formado por pessoas de 9 meses de idade até os 59 anos. Os idosos, a partir dos 60 anos; os bebês entre seis e nove meses de idade; as gestantes; e os pacientes imuno deprimidos – em tratamento de câncer e contra o HIV, por exemplo, só serão vacinados munidos de documento com indicação médica.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!