O Fluminense é o campeão antecipado da Taça Guanabara de 2020. Jogando contra o Resende, na tarde deste sábado (5), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Tricolor deu um verdadeiro passeio no adversário, vencendo de goleada por 4 a 0.
O time encerra sua participação na Taça GB no próximo dia 13 (domingo), contra o Boavista, em Bacaxá, já com a faixa de campeão no peito. No entanto, na quarta-feira (9) encara o Olímpia, do Paraguai, no Engenhão, no jogo de ida da terceira fase da Libertadores.
É a terceira vez que o Flu conquista o troféu sob o comando de Abel Braga. As anteriores foram em 2012 e 2017.
O atacante Fred, maior ídolo do elenco, não jogou, mas veio com a delegação e assistiu a partida das cadeiras especiais. Ele foi saudado pela torcida, assim como Felipe Melo, que se sagrou campeão em sua cidade natal.
Apesar do calorão em Volta Redonda, o Fluminense começou o jogo a todo o vapor. Mal a bola rolou e a comemoração de sua torcida teve início. Com um minuto, o Resende errou uma saída de bola. Cano dominou e serviu a Martinelli, que, por sua vez, rolou para Arias mandar para a rede e fazer 1 a 0.
Três minutos depois, o time de Abel Braga ampliou. Ganso fez um lançamento perfeito para Arias. O atacante avançou, se livrou do goleiro Jefferson Luis e serviu a Martinelli para fazer 2 a 0.
Atordoado, o Resende não se encontrava no jogo e só conseguiu chegar com algum perigo com 30 minutos de partida. Num erro do sistema defensivo do adversário, Macena chutou no canto certo, mas o goleiro Marcos Felipe conseguiu impedir o gol.
Mostrando bom entrosamento, não demorou para o Fluminense chegar ao terceiro. Aos 37, Ganso rolou para o chute de Nonato. A bola desviou e traiu o goleiro do Resende. 3 a 0.
Com o jogo praticamente definido era de se esperar um Fluminense mais contido na etapa final. Mas o time voltou com a mesma disposição e fez 4 a 0 com apenas 13 minutos. Em mais uma boa jogada de ataque, Samuel Xavier entrou na área e cruzou rasteiro. A bola passou por Cano, mas tocou no zagueiro adversário Heitor e entrou, levando a torcida ao delírio.
Com o adversário rendido, Abel aproveitou para poupar Cano, substituído por Luiz Henrique, e Ganso, que deu lugar a William. E, logo em sua primeira participação, William roubou a bola de um adversário, invadiu a área e cruzou para Luiz Henrique. O atacante chutou de primeira, mas o goleiro Jefferson Luís evitou o quinto com uma grande defesa.
Da mesma forma como no primeiro tempo, o Resende teve apenas uma grande chance na fase final, mas a Jeffinho acertou a trave.
Daí por diante, o Fluminense seguiu apenas administrando o jogo, enquanto a torcida – público presente de 6.936 torcedores – só aguardava o apito final para comemorar. (Fotos: Mailson Santana / Fluminense)