Nacional

Golpe promete teste barato de Covid em casa



Testes rápidos de Covid-19 feitos em casa por um preço muito abaixo do mercado. Esta é a promessa enganosa feita por anúncios de kits de testagem para o novo coronavírus disponibilizados no Mercado Livre, site em que pessoas físicas podem vender produtos, nesta semana.

O problema é que esses anúncios são golpes. Nos comentários, gente que tentou fazer a compra e chegou a pagar por ela afirma não ter recebido o produto — cuja venda online é proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A agência também proíbe que o teste seja realizado pelo paciente em casa sem supervisão de profissional de saúde.

No fim da semana passada, ao menos dois anúncios do tipo estavam no ar na plataforma. Segundo o Mercado Livre, já foram excluídos 125 vendedores com ofertas similares e 58 mil propagandas enganosas de produtos que “garantiam prevenir, aliviar ou curar o coronavírus”.

Um desses anunciantes oferecia um conjunto importado da China com 20 unidades do teste rápido de marca homologada pela Anvisa por R$ 199,90 — preço similar ao cobrado em farmácias por um teste individual.

A falsa oferta chamou a atenção de diversos usuários, que pediam informações sobre o produto. Na descrição, o anunciante, registrado como “MRICK101”, de São Paulo, pedia que as vendas fossem feitas por fora.

Das cem unidades oferecidas, sete foram vendidas, segundo os registros do site. No meio da tarde, o anúncio foi suspenso pelo próprio Mercado Livre, mas quem acessava o link era encaminhado a outro anúncio semelhante.

Com as mesmas descrições, o vendedor identificado como Danilo Aparecido de Almeida, de Embu Guaçu (SP), cobrava na mesma plataforma R$ 209,90 pelo kit com 20 unidades.

No registro de Danilo, há quatro avaliações ruins desde a última terça (5). Todas acusam fraude.

“Não comprem! Ele diz que ocorreu um problema na etiqueta, portanto, deve realizar o pagamento através de link que ele envia. Isso é fraude! Deve ser banido”, declarou uma usuária identificada como Walena.

“[O vendedor] falou que teve um erro no sistema, cancelou a minha compra e enviou um link para eu pagar fora do Mercado Livre. Cara de golpe!”, informou outro possível comprador identificado como Guilherme.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!