O governador em exercício do Estado do Rio, Cláudio Castro, anunciou em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira, medidas para fazer frente ao aumento dos casos de covid-19 no Estado do Rio.
Dentre as medidas, estão a ativação de 214 leitos na rede pública e privada e um programa de testagem em massa, cujos locais para o diagnóstico da população, segundo Castro, serão anunciados em 48 horas.
“Faremos a testagem em massa da população, com realização de testes PCR e diagnóstico por imagem. Com o diagnóstico precoce, iremos diminuir a necessidade de internação nas UPAs e hospitais”, disse Cláudio Castro, que classificou a atual situação de preocupante.
Castro afirmou que não se pode falar em segunda onda da covid-19. E atribuiu o aumento de casos às eleições municipais e realização de eventos com aglomeração.
“Não há dúvida de que o processo eleitoral contribuiu para o aumento de casos verificados na última semana. Mas não se pode falar ainda em segunda onda, ainda não temos certeza disso. Além das eleições e realização de outros eventos na cidade, também temos as fronteiras abertas, pessoas vindo da Europa”, disse Castro, que afirmou que irá recrudescer a fiscalização a eventos com aglomeração:
“Entendemos que esta atividade é de responsabilidade dos municípios. Mas não vamos nos eximir de responsabilidade e vamos aumentar a fiscalização em parceira com as prefeituras”.