Por: Yago Calvalcante
A busca por imóveis de alto padrão voltou a ganhar destaque no Rio de Janeiro, motivando as construtoras a investir e retomar obras paradas. Isso tem elevado o potencial de oferta e demanda na Cidade Maravilhosa, dando um novo fôlego ao mercado imobiliário local – especialmente os de maior custo agregado.
O fato é que o setor imobiliário produziu muitas das pessoas mais ricas do mundo, por isso há muitas razões para pensar que o imóvel é um investimento sólido. No entanto, os especialistas concordam que, como em qualquer investimento, é melhor ser prudente antes de mergulhar com centenas de milhares de reais em qualquer tipo de investimento.
No Rio de Janeiro há uma infinidade de opções em casas de luxo. Considere estas dicas de profissionais do mercado imobiliário de luxo antes de comprar a casa dos seus sonhos. Por essa razão, acompanhe algumas das nossas principais dicas para que você conheça as possibilidades de aquisição de um imóvel de alto padrão. Acompanhe!
- Aprenda o processo de pesquisa
Muitas casas de luxo não são listadas na lista para proteger a privacidade de um vendedor. Essas propriedades são frequentemente encontradas através das conexões pessoais do corretor de imóveis. Certifique-se de não descartar propriedades com base nas fotos de elevação frontal. Muitas casas grandes não são fotogênicas dessa maneira e você precisa vê-las pessoalmente para apreciar. Se recomenda que os clientes façam uma pesquisa na propriedade e nos arredores no Google Earth para que você possa ver o que há nos terrenos em questão que você está consultando dentro de um elenco de imóveis à venda RJ.
- Trabalhe com um especialista local
É fundamental ter um bom agente de uma imobiliária que esteja familiarizado com a área em que você deseja comprar. Há um pouco mais de controle sobre o acesso a propriedades de alto padrão em termos de menos casas abertas e mais compromissos precisam ser feitos para vê-las. Se você está interessado em apartamentos no RJ, procure contatar um corretor ou uma imobiliária que possa lhe dar todo o suporte necessário para o perfil de imóvel desejado. E deixe claro a sua necessidade a eles, de modo a otimizar suas buscas e, também, a aprofundar as possibilidades de se fazer um bom negócio – de maneira ética e coerente com sua capacidade financeira.
- Uma instituição bancária deve ser consultada
Se recomenda fortemente que você vá ao banco com quem você tem um relacionamento. Eles já têm seu portfólio. Além disso, saiba a diferença entre a carta de pré-aprovação e a carta de pré-qualificação. Documente tudo e, no caso de necessitar de um financiamento, verifique taxas e condições para o seu perfil e para conseguir quitar o quanto antes o seu imóvel, dentro de suas possibilidades financeiras. Hoje há mais escrutínio no mercado high-end. A documentação financeira é crítica. Qualquer pessoa que esteja ganhando muito dinheiro tem um gerente ou um contador e se esforça para proteger seu dinheiro, para que seja difícil mostrar ao banco que você tem a receita. Portanto, procure ser sempre coerente para obter as melhores possibilidades.
- Contrate consultores imobiliários inteligentes e confiáveis
Um bom corretor de imóveis não toma as decisões do cliente, mas faz sugestões. Preste atenção ao seu planejador financeiro e ao corretor de imóveis em que você confia. Eles devem concordar com o que você deveria estar fazendo e, se não concordarem, marcar uma reunião.
- Não se esqueça do seguro de título imobiliário
Você precisa obter um seguro de título para ter um seguro contra quaisquer problemas que foram esquecidos. Especialmente se o imóvel a ser negociado envolver cifras consideráveis, como é o caso da grande maioria dos imóveis de alto padrão no Rio de Janeiro. Você quer ter a chance de dar uma olhada na página de exceções do processo de seguro de título antes da hora de fechar.
- Olhe para o futuro com planejamento e cautela
Certifique-se de saber qual edifício está planejado ao seu redor. O que acontece se alguém empurra a barra e constrói outro prédio ainda mais alto? Conheça a linha do tempo. Você não quer amarrar seu dinheiro por um longo período de tempo, se houver algum tipo de atraso na construção. Peça ao seu agente que pesquise as propriedades comparáveis que foram vendidas recentemente, obtendo preços de fechamento imediatamente antes de fazer uma oferta. Isso pode lhe dar a autonomia necessária para fazer uma boa negociação, além de prever possibilidades de investimento de maneira planejada.
- Escolha uma propriedade que realmente se adapte ao seu estilo de vida
Você pode encontrar uma bela propriedade à venda, mas ficar com o seu orçamento apertado pode ser um tiro que sai pela culatra. Se você gosta de pescar em alto mar, isso fará diferença na frequência com que você realmente faz, especialmente se busca por imóveis na orla do Rio de Janeiro. Neste caso, pense na sua estrutura familiar e características pessoais ao buscar seu imóvel de alto padrão desejado. Ou seja: concentre-se nas atividades pelas quais você é apaixonado e escolha uma propriedade de acordo com o seu momento. Lembre-se que, no futuro, sempre há a possibilidade de se fazer um upgrade!
- Descubra o que você pode fazer com a propriedade
Se você quiser fazer alterações em sua propriedade de alto padrão à beira-mar, por exemplo, como adicionar uma doca ou um paredão, inicie esse processo com antecedência para garantir que essas alterações sejam possíveis. As agências governamentais são muito rígidas de lidar, e você não quer se comprometer a comprar uma casa de um milhão de reais sem saber que você pode realmente fazer o que deseja e torná-lo seu. Descubra também que tipo de atividades são permitidas no corpo de água, já que algumas áreas têm restrições em jet skis, lanchas e outras embarcações.
- Conheça suas responsabilidades como proprietário numa orla marítima
Se este for o seu caso e você vier a faz parte de uma associação de proprietários de casas, descubra que tipo de manutenção e cuidados com a propriedade lhe será exigida, revendo as condições, convênios e restrições, além de taxas administrativas – para o caso de condomínios fechados ou um apartamento no Rio de Janeiro em uma cobertura..
Agora que você acompanhou estas principais questões, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam verificar como a compra de um imóvel de alto padrão pode ser viabilizada de maneira ética e organizada! Boa sorte!