Cidades Volta Redonda

Inea recomenda retirada da população ribeirinha do Rio Paraíba



Em estudo técnico, o Inea (Instituto Estadual do Ambiental) sugere a retirada da população ribeirinha do Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda. A recomendação foi dada durante uma reunião pública aconteceu nesta semana sobre o Projeto de Regulamentação Fundiária Sustentável, com ênfase em áreas às margens do Rio Paraíba do Sul.

O relatório técnico também diz os impactos e as soluções nas ocupações na beira do rio em Volta Redonda. O encontro aconteceu na UFF (Universidade Federal Fluminense), no campus do Aterrado, e foi uma parceria entre o governo municipal, a secretaria estadual do Meio Ambiente e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Segundo os técnicos dos órgãos ambientais, a extensão do Paraíba do Sul é 18 quilômetros e o estudo abrangeu 200 metros de largura nas duas margens. A área do projeto tem uma população estimada de 35 mil pessoas, em 11 mil domicílios.

O projeto também identificou as áreas de risco de inundações e as soluções para minimizar os seus impactos e o zoneamento ambiental das margens; além das ações para implementação da regularização fundiária.

Entre as soluções estudadas no projeto, além da retirada da população ribeirinha, estão à implantação de diques de proteção, parques fluviais, readequação do zoneamento urbano e reposição vegetal.


2 Comentários

    • Gaby Santiago 09:48

      Será que isso vai ser feito ?

    • Carlos 17:44

      Quem autorizou todas essas ocupações, fazer uma retirada agora acho difícil.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!