Por André Aquino
Ele tem apenas 40 segundos para convencer um cliente a comprar uma paçoca de R$ 1,00. Esse é o tempo do sinal vermelho na rua Pedro Chaves esquina com a avenida Lucas Evangelista, no Aterrado, em Volta Redonda.
Lá Daniel Andrade, de 21 anos, utiliza um cartaz com os dizeres que o ajuda na comunicação: ‘Quero ser empresário. Tudo tem um começo. A única limitação é aquela imposta por sua mente. Paçoca – R$ 1’, diz a sua propaganda.
“Não basta ter uma boa ideia, é necessário ter coragem e foco. Tenho clareza e objetivo do que quero: serei um empresário do marketing digital”, enfatiza o jovem, que se inspira em Tiago Fonseca, um youtuber empreendedor com mais de 1,6 milhão de seguidores.
Ele tem coragem mesmo para realizar o sonho. Casado há apenas quatro meses e com um filho de um ano e seis meses, Daniel Andrade não pensou duas vezes em pedir demissão de uma rede de drogarias.
“Eu me sentia preso e não via perspectivas para crescer na empresa. Se fosse promovido também, aumentaria meu salário em R$ 200. Não é isso que eu queria”, justifica.
O rapaz, que quebra os paradigmas daqueles que vendem produtos em sinais, conta sua estratégia de marketing para comercializar a paçoca:
“A comunicação do cartaz, uma boa aparência do vendedor e um produto de qualidade são minhas táticas. Isso chama a atenção dos clientes porque o vendedor em sinal é estigmatizado: as pessoas olham com desprezo e descaso”.
Com dinheiro das vendas, ele sustenta sua família e está iniciando a sua empresa de marketing digital.
Futuramente, ele pensa em fazer uma faculdade para se especializar. Porém, primeiro, ele quer a consolidação de sua empresa.
E alguém tem dúvidas que vai alcançar a meta dele?