Destaque 1 Volta Redonda

Justiça manda afastar vereador de Volta Redonda




O vereador de Volta Redonda Vander Temponi Faria (PDT) foi afastado do cargo por determinação do juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa. Ele réu em um processo que investiga os crimes de “rachadinha”, usurpação de funções públicas por pessoas estranhas à administração e “lavagem” de dinheiro obtido de forma criminosa. As informações foram divulgadas na coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo.

Segundo a reportagem, durante o processo, foram apresentados indícios que incluem a entrega pessoal de valores em espécie, transferências bancárias em benefício do próprio vereador, além de transferências para uma empresa familiar onde a esposa do parlamentar é sócia. Também foram identificadas transferências em nome da filha do vereador e destinação de dinheiro a terceiros com quem ele possuía compromissos financeiros.

O Ministério Público solicitou a prisão preventiva de Temponi, porém o juiz optou por aplicar medidas cautelares. O vereador deverá comparecer periodicamente em juízo a cada dois meses, entre o dia 1º e 10. Além disso, está proibido de manter contato com testemunhas e outras pessoas envolvidas nos fatos, seja por meios virtuais, telefônicos, correspondência ou pessoalmente.

O parlamentar também não poderá se ausentar da Comarca por mais de cinco dias e está proibido de frequentar as dependências dos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Volta Redonda e do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, fica impedido de assumir, tomar posse ou ser nomeado para qualquer cargo público nas esferas municipal, estadual e federal.

Temponi foi eleito pelo PTB com 1.561 votos. O engenheiro Sebastião é o primeiro suplente do partido.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!