Destaque 1 Sul Fluminense

Mesmo com mudanças, postos do Detran continuam um caos na região



Por Tribuna

Mesmo com as mudanças nas regras de vistoria no Detran, os postos do órgão continuam um caos aos motoristas no interior do estado. Eles alegam que há poucas vagas e as próximas vistorias acontecem só daqui um mês. Os empresários de venda de automóveis reclamam também dessa demora.

A próxima data de vistoria em Volta Redonda, maior cidade da região, acontecerá em 8 de maio. Já Angra e Barra Mansa nos próximos dias 8 e 7, respectivamente. Fora destas datas os postos ficam vazios, com funcionários ociosos (foto abaixo):

“Isso atrapalha muito meu setor. Eu vendo um veículo financiado ao cliente, mas só posso receber das agências bancárias após a vistoria. Os clientes andam com veículo e se acontecer alguma coisa com o carro, o prejuízo fica com as revendedoras”, desabafou Douglas Silva, empresário do setor automobilístico.

Segundo dados do próprio Detran, a região Sul Fluminense possui mais de 400 mil veículos.

Demora nas filas

Quem conseguiu marcar uma vistoria para esse mês, também reclamam das constantes filas (foto acima). Em Barra Mansa, a motorista Verônica Lima ficou nada menos do que seis  horas na fila para entrar no pátio do Detran de Barra Mansa – as vistorias de abril ocorreram nesta quinta (11).

Detalhe: não conseguiu emplacar o veículo. Não havia funcionários para realizar o serviço. Ela tentará nesta sexta após meio-dia.

“A gente marca para fazer a transferência, deixar tudo certo, e você encontra um pátio lotado. Mesmo pagando todos os impostos em dia, temos que passar por isso”, desabafou Verônica.

Segundo fontes do Detran, todos os funcionários terceirizados do posto da cidade foram demitidos.

Em 2016, no entanto, a unidade Barra Mansa foi alvo de uma operação da Polícia Civil que prendeu servidores que recebiam propinas (de R$ 50 a R$ 150) para aprovar veículos que não estavam aptos a circular. Porém, os funcionários não foram repostos.

Vale lembrar que as vistorias obrigatórias foram suspensas em todo estado. Porém, para realizar a transferência de propriedade ou de cidade, os motoristas precisam passar pela vistoria, além dos veículos zero quilômetros.

Nestes casos, os itens de seguranças não são verificados, apenas as taxas e a documentação dos veículos.

Procurado pelo TRIBUNA, o Detran ainda não se manifestou sobre as críticas dos motoristas.


2 Comentários

    • Leandro 09:11

      Vocês falam dos pátios de Volta Redonda, Barra Mansa e Angra dos Reis e mostram fotos do pátio de Barra do Piraí vazio. Nos moldes que foi feita a mudança dos padrões, com certeza valeria mais a pena continuar da antiga forma, pois caso vc estiver pra ir em algum lugar e for parado na blitz do Detran, vc terá que fazer todo o procedimento de vistoria na rua, e não terá nenhum comprovante disso. Então se numa outra ocasião vc estiver atrasado e for parado novamente, mesmo já tendo sido vistoriados, terá que passar de novo por todo o procedimento. Fora que se vc pagar todas as taxas de vistoria, vc só consegue agendar pra pegar os documentos no mês do vencimento da vistoria da placa, não consegue antecipar isso. No fim das contas, não está sendo tão vantajoso pra muitas pessoas, a única vantagem foi com o Detran na rua, utilizar a polícia focada nas áreas específicas da segurança pública.

    • É o Detran RJ sendo Detran RJ, ou seja:
      Aporrinhando o cidadão sempre !

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!