Foi transferido nesta semana o estudante de Medicina da UniFoa Ricardo Gofert, de 24 anos. Ele era o motorista que causou o acidente que vitimou Raphael Araújo (foto acima), de 29 anos, no último dia 18, próximo à Rodoviária de Volta Redonda.
A transferência ocorreu na quinta-feira passada (27). Antes, o estudante de Medicina estava na Cadeia Pública de Volta Redonda.
Ricardo, que teve prisão preventiva decretada, está no Complexo Penitenciário Gericinó (Bangú), no Rio. É o mesmo presídio que estão os presos da Lava Jato como Sérgio Cabral e Edson Albertassi.
A defesa do universitário tentou dois habeas corpus, mas foram negados pelo plantão do judiciário.
O motivo da transferência foi porque a Cadeia Pública de Volta Redonda é dominada por uma determinada facção criminosa. E Ricardo não faz parte de nenhuma delas, segundo fontes da Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária).
O TRIBUNA teve acesso, com exclusividade, ao conteúdo da audiência de custódia do estudante, ocorrida no dia 20.
Na ocasião, Ricardo se limitou em dizer que estava com dor na clavícula, consequência do acidente. Ele, que a família é de São Paulo, morava numa república de estudante na rua Almirante Barroso, no Jardim Amália, em Volta Redonda.
A audiência de custódia foi conduzida pelo juiz de direito Marco Aurélio da Silva Adania que justificou transformação da prisão em flagrante para preventiva:
“A combinação de álcool e volante é mortal: 30% das mortes no trânsito estão relacionadas com álcool (Revista Veja, 29.11.2006, p. 103). Parte das tragédias nas rodovias e avenidas brasileiras são causadas por condutores imprudentes que insistem em dirigir após a ingestão de álcool, menosprezando qualquer advertência dos órgãos de saúde e desrespeitando o Código de Trânsito Brasileiro. A combinação álcool e direção torna-se altamente perigosa devido aos efeitos maléficos que a referida droga traz ao organismo”, argumentou a magistrado.
BOA NOTÍCIA
O estado de saúde da adolescente Maria Eduarda Araújo, de 16 anos, irmã de Raphael, melhorou. Ela estava no veículo atingido pelo carro de Ricardo. Depois de ficar uma semana em coma, ela agora respira sem ajuda de aparelho. Mas permanece no CTI do Hospital São João Batista. Ela está se comunicando e se alimentando normalmente.
Reportagem: André Aquino
LEIA MAIS: Causador do acidente, motorista de 24 anos estava alcoolizado, diz PRF
Último adeus ao Raphael Araújo, morto em acidente em V. Redonda
Acidente em VR: Estado de saúde de jovem de 16 anos é gravíssimo