Destaque 1 Outros Volta Redonda

Motorista da Uber se recusa a transportar cadeirante em V. Redonda



Por Tribuna

Um motorista do aplicativo Uber se recusou a transportar um cadeirante em Volta Redonda. O caso ocorreu com Leone Fernandes, 25 anos. Ele solicitou uma  corrida do bairro Sessenta, próximo à Escola Técnica Pandiá Calogera (ETPC) até o bairro Vila Rica-Tiradentes.

— Foi num sábado (último dia 29) que isso aconteceu. Não é sempre que eu solicito uma corrida por app, mas por conta da chuva, achei mais viável voltar para casa assim do que de ônibus — disse ele, que prosseguiu:

”Normalmente quando aceitam minhas corridas eu aviso que sou cadeirante. No dia do ocorrido, o motorista chegou até o local solicitado e assim que cheguei até ao carro, o motorista abaixou o vidro do carona pela metade e disse: Como você quer que eu coloque sua cadeira molhada no meu banco? Não cabe no porta malas, tem GNV”. contou Leone, em entrevista ao TRIBUNA:

“O motorista disse que não poderia me levar. Depois ele perguntou para onde era a corrida, disse que era para o Vila Rica, na hora ele respondeu: Não dá, cancela a corrida aí, como eu não tinha nada a ver com isso, eu não cancelei, disse que se ele quisesse, que ele cancelasse a corrida”.

Leone tentou entrar em contato com a Uber, mas em vão. “A única coisa que consegui foi enviar uma mensagem pelo app mesmo”

A atitude do motorista da Uber fere a Lei Federal 13.146/2016, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Segundo advogados ouvidos pela equipe de reportagem, o motorista praticou discriminação e se mostra “insuficiente a garantir os direitos dos consumidores com mobilidade reduzida”. O caso cabe uma denúncia ao Procon e indenização como já ocorreu em outros municípios do país.

— Fala-se sobre inclusão e acessibilidade, mas ainda em 2020 vemos muitas dificuldades nisso. É importante olhar pra essas questões com seriedade e tratar como algo sério a ser resolvido. Buscar entender a melhor forma de atendimento porque, para mim, é muito desconfortável ficar falando o tempo todo, a cada corrida que sou uma pessoa que usa uma cadeira de rodas, entende! — finalizou o jovem.

LEIA AINDA: UBER lamenta atitude de motorista

 

 


6 Comentários

    • J. L 11:47

      E lamentável tal fato trabalho com app , e minha atitude quando chego ao local e vejo que e uma idosa , idoso , cadeirante ou pessoa com qualquer dificuldade de se locomover seja ela qual for , dou a maior atenção a ela não me importo com o tempo que eu leve mas faço isto com maior carinho , não o Faco pra ganhar nada em troca finalceiramente , mas pra mim já me basta ver a alegria da pessoa de ver a pessoa a qual ela nem conhece fazer algo pro ela , e. Muito gratificante para quem ajuda tbm . Infelizmente pessoas só veem o dinheiro e e ver em ajudar como perda de tempo e dinheiro fico indignado , sou motorista rodoviário , minha profissão e motorista , sempre me dediquei a ajudar as pessoas principalmente os mais velhos , tô desempregado no momento e Faco app até arrumar um emprego na minha área novamente , e sempre independente de quem quer que seja atendo sempre bem . Sabemos também que tem pessoas passageiros que são importunos mas faz parte e não devemos discutir ou se estresse com as tais . Seja sempre o que vc e de bom .

      • Jl 12:36

        Opa, prêmio de bom moço pra você!!! Não ouvimos o outro lado da história então dificulta forma qualquer idéia. Se não couber realmente no carro a cadeira? E como se encontra a saúde do motorista pra colocar o rapaz no veículo? E como faria pra continuar trabalhando se realmente o veículo ficasse molhado? E varios “e se”… Que fica difícil julgar como você fez. Se o motorista foi mal educado como ele diz,logicamente está errado. Se um passageiro quando for pegar o carro e não gosta do carro ou da cara do motorista ou da limpeza ou algo do tipo, ele pode cancelar também, não pode!

    • Wasley 12:25

      Sou motorista de app sempre peguei cadeirantes e nao vejo problemas nisso temos que ter respeito e sem descriminar qualquer pessoa aeja ela qual for. E lamentavel pessoas assim que se diz profissional e praticar uma atitude dessas. Ha e para deixar bem claro a uber repudia qualquer descriminação tando do motorista com o usuario quanto ao usuario ao motorista

    • Natan 16:53

      Sou motorista de app e tive vários passageiro cadeirante, sempre tratei com educação a todos cadeirante ou não…mas tbm devemos ouvir o lado do motorista desde q ele não tenha sido ignorante e tem vários fatores q levam o motorista a cancela a corrida…

    • Vamos pensar 22:19

      Se o motorista levasse o passageiro ele cometeria infração contra o código de transito brasileiro, no artigo 109, diz que veículo de passeio só pode levar carga em compartimento apropriado. Em volta redonda exitem duas categorias de uber. Uber X é exclusivo para transporte rápido de pessoas. Os carros não necessitam ser sedan. Existe ainda uma outra categoria que é o Uber Confort esse sim o carro obrigatoriamente deve ser sedan e com isso seria capaz de transportar a cadeira do passageiro com segurança. Devemos procurar entender melhor os serviços que nós usamos para que sejamos atendidos de uma forma adequada.

    • Jader Fraga 01:27

      ESPERO QUE TODOS OU A GRANDE MAIORIA POSSA RACIOCINAR COMIGO, SE ESTOU ERRADO ME PERDOEEM. NA CATEGORIA UBERX “EU ACREDITO QUE GRANDE MAIORIA DOS CARROS SÃO MAIS SIMPLES, COM CERTAS LIMITAÇÕES… MAS QUE CUMPREM COM O QUE PEDE A CATEGORIA”. NÃO SEI EM QUAL FOI SOLICITADO A CORRIDA, MAS ESSD CARROS MAIS SIMPLES EM SUA MAIORIA NÃO DISPONIBILIZAM ESPAÇO O SUFICIENTE EM SEUS PORTA MALAS POR SEREM HATCH E AINDA CON GNV NO PORTA MALAS.
      NESSE CASO ACREDITO QUE SEJA CONTRA A LEI CARREGAR OBJETOS RELEVANTES OU MALAS NO INTERIOR DO CARRO JUNTO AO PASSAGEIRO. ENTÃO DEVEMOS VER SE NÃO HAVERIA UMA HISTÓRIA PARECIDA DO OUTRO LADO, E TALVEZ POR NÃO SABER EXPLICAR A SITUAÇÃO ATÉ MESMO POR FALTA DE CONHECIMENTO O MOTORISTA ACABOU PECANDO FALANDO DE UMA FORMA CONSTRANGEDORA PARA O RAPAZ CADEIRANTE. ENTÃO O MEU PONTO DE VISTA É : “DEVEMOS OUVIR DA MELHOR FORMA AS DUAS VERSÕES, PQ ENTRE O BANCO E O VOLANTE EXISTE UM PROFISSIONAL, E QUE ESTÁ CORRENDO ATRÁS NO DIA A DIA”.
      MEU NOME É JADER FRAGA E SOU MOTORISTA DE APP EM VOLTA REDONDA E ESPERO QUE A SITUAÇÃO SEJA RESOLVIDA E QUE TUDO SEJA ENTENDIDO DA MELHOR FORMA, PARA QUE PASSAGEIROS E MOTORISTAS CONTINUEM SATISFEITOS, VCS PRECISAM DE UM SERVIÇO PROFISSIONAL E DE QUALIDADE E NÓS MOTORISTAS PRECISAMOS TRABALHAR.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!