Barra do Piraí BR-393 Destaque 1

Motoristas de Barra do Piraí voltam a pagar por pedágio na BR-393



Os moradores dos distritos de Dorândia, Califórnia, Vargem Alegre e São José do Turvo, em Barra do Piraí, terão que voltar a pagar pedágio na BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), para se deslocarem de suas comunidades para a sede do município e vice-versa. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e afeta 700 moradores dos quatro distritos cadastrados na concessionária para não pagarem o pedágio localizado em Dorândia, no km 265.

Em sua decisão, o  desembargador federal José Antônio Lisboa Neiva aponta que a suspensão da isenção não se configura uma violação do direito de ir e vir dos moradores de Barra do Piraí, pois existe via alternativa para uso. Não cabe mais recurso.

A volta da cobrança começará no próximo dia 1º de dezembro (domingo), segundo já decidiu a concessionária. para que os usuários tenham tempo de se preparar.

Em sua decisão, o  desembargador federal José Antônio Lisboa Neiva aponta que a suspensão da isenção não se configura uma violação do direito de ir e vir dos moradores de Barra do Piraí pois existe via alternativa para uso.

Em julho de 2017, a prefeitura de Barra do Piraí conseguiu na Justiça suspender a cobrança para os moradores do distrito.

Prefeitura diz que vai urbanizar caminho alternativo

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, procurou afirmou que vai criar uma via alternativa para a circulação dos veículos, sem ônus para a população.

– Queremos tranquilizar os moradores destes distritos. Quero dizer a todos que estamos criando aqui um caminho alternativo. São seis quilômetros que vão ser urbanizados, calçados, com asfaltamento. A partir desta quarta, serão duas frentes de trabalho, sendo uma vindo de Barra do Piraí a Vargem Alegre e outra no sentido contrário. Creio que, em 20 dias, a estrada estará pronta. E vamos ao Departamento de Estradas e Rodagens, o DER, para que seja asfaltado. Para a concessionária vai ser pior, pois agora todos poderão passar por ali sem pagamento do pedágio. E é uma covardia o que estão fazendo, pois era um número irrisório se comparado a toda população – frisou o prefeito, através da assessoria.

Em 2017, ainda nos primeiros meses de sua gestão, Mario Esteve ingressou na Justiça contra o pagamento do pedágio que era aplicado aos moradores daqueles distritos. A causa foi aplicada a quem precisava utilizar a BR-393 para trabalhar no primeiro distrito.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!