Barra do Piraí

Mulher morre com suspeita de meningite em Barra do Piraí



A prefeitura de Barra do Piraí investiga a morte de uma mulher com suspeita tenha sido por meningite. Segundo a Secretaria de Saúde, ela passou mal na quarta-feira (23) e morreu no domingo (27) na Santa Casa da cidade.

Ela deu entrada na unidade médica com dores no corpo, febre e enjoo, onde foi medicada e liberada. No sábado ela piorou e no domingo voltou ao hospital com muita dor nas pernas e nas costas e não resistiu.

A médica de plantão suspeitou de meningite meningocócica — que é causada por uma bactéria. O material biológico foi levado para o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro, para a confirmação do diagnóstico. O resultado sai em 30 dias.

Segundo a família, a mulher não esteve em outra cidade nas últimas semanas. Ela tinha distúrbios mentais e usava chás medicinais. Era comum ela ir à uma mata próxima de onde morava para colher ervas, além de capim para alimentar os coelhos que criava. Eles informaram ainda que ela teve contato direto com carrapatos.

A meningite é uma inflamação na meninge, uma membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A principal forma de prevenção é através da vacina.

Os sintomas mais frequentes são: febre, dor de cabeça, vômito, rigidez no pescoço e aumento da sensibilidade à luz.

Alguns tipos da doença podem ser transmitidos de uma pessoa para a outra, por meio das vias respiratórias, atráves de gotículas e secreções do nariz e da garganta. Ela também pode se espalhar através de contato próximo com uma pessoa infectada (tocando ou apertando as mãos).

Outras maneiras de contaminação são pela picada de mosquitos contaminados, por meio de alimentos ou ao tocar em objetos que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca.

 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!