Os últimos tempos nos trouxe uma realidade bastante desafiadora. A pandemia do Covid-19 nos fez repensar diversas ações e mudar hábitos do dia a dia. Para o mercado de trabalho não foi diferente. Empresas e profissionais precisaram se reinventar, criar alternativas e se adaptar a diversas mudanças. Muitos enfrentaram o pesadelo do desemprego e viram que era necessário se reencontrar e buscar alternativas para manter o sustento e continuar a busca por uma nova oportunidade no mercado.
Nesse contexto, o departamento de RH foi e continua sendo fundamental nessa jornada de retomada. Os profissionais de Recursos Humanos estão diretamente envolvidos na criação de novas formas de gerir as pessoas e enfrentar os desafios do dia a dia surgidos durante a pandemia, bem como a recolocação de profissionais e o bom desempenho das pessoas dentro das organizações nesse “novo normal” que agora vivemos.
Mas quais são os desafios para se recolocar no mercado de trabalho agora?
É importante ressaltar aqui, que o capital humano é a chave para o sucesso de toda empresa. São as pessoas que criam, que geram valor e que fazem a engrenagem funcionar. Assim, estar atento as pessoas se tornou cada vez mais importante.
As empresas que, com home office, horários flexíveis, novas tecnologias e outras ações se adaptaram para se manter e conseguir gerar renda e atendimento aos seus clientes durante o período pandêmico mais agravado, estão cada vez mais exigentes e em busca de profissionais capazes de se destacar e fazer a diferença.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) através do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) realizou uma pesquisa em 2020 baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), onde mostrou uma diminuição expressiva de geração de emprego entre as pessoas com menor escolaridade, ao mesmo tempo que os profissionais com maior grau de escolaridade se sobressaíram, principalmente os que possuem graduação e especialização em áreas de tecnologias, administração e finanças.
Com esse cenário, que ficou ainda mais claro com a pandemia, evidencia-se a necessidade de transformação pessoal e profissional para o mercado. É preciso buscar mais qualificação, desenvolvimento de novas habilidades. As empresas estão em busca de pessoas capazes de inovar, com perfil dinâmico e adaptável.
É preciso estar atendo as mudanças, estar buscando sempre novos conhecimentos e se aperfeiçoar para que assim, possa despertar o seu melhor e ser o profissional que as empresas procuram.
Ao longo dos nossos encontros nesta coluna, vamos falar sobre quais os caminhos, ações, dicas e diversos meios de estar preparado para conquistar a vaga que almeja. Desde dicas para currículo, entrevista de emprego, como os novos mecanismos do mercado e as oportunidades de buscar novas formações e aprendizados.
Dê sempre o seu melhor, busque sempre se dedicar ao máximo naquilo que faz. Você é responsável por mudar a sua história.
Por: Alan Carlos Soares de Souza e Silva
Gestor de Recursos Humanos e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios