Angra dos Reis Destaque 1

ONU premia Angra por trabalho contra a evasão escolar



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da ONU, e a Cidade Escola Aprendiz reconheceram o município de Angra dos Reis por seu trabalho e empenho em identificar a levar de volta à escola crianças e adolescentes que estavam fora da unidade, por meio da implementação da Busca Ativa Escolar, nos anos de 2018 e 2019.

A meta estabelecida era de 1.053 alunos e o município superou, levando de volta para a escola 1.179 estudantes.

A placa, com o reconhecimento público, foi entregue na manhã de hoje (12) ao prefeito e representantes da secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, que estiveram envolvidas diretamente com a conquista.

– Este é um reconhecimento público pelo trabalho intersetorial realizado pela prefeitura para levar as crianças novamente para a escola. Nossa expectativa é de que este trabalho permaneça – destacou a assessora da Unicef, que coordena o Busca Ativa Escolar, acompanhada da gestora do Escola Aprendiz.

A secretária de Educação explicou que o trabalho vem sendo realizado desde 2017, quanto teve início uma série de investimentos na educação, como a construção de creches e reformas de unidades de educação.

– A família e o poder público têm que se unir para levar as crianças de volta para a escolas e mantê-las lá. Por isso, é com grande alegria que recebemos esta boa notícia do reconhecimento público pelo trabalho realizado – disse a secretária, ao lado do secretário de Saúde e da representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

Ainda de acordo com a secretária de Educação, o Programa Busca Ativa também procura alunos que nunca foram à escola, por meio de uma parceria com a Saúde e a Assistência Social.

– Uma vez identificada, a família da criança, em idade escolar e sem matrícula, é automaticamente notificada e a criança é encaminhada a uma unidade escolar – comentou a secretária, acrescentando que a idade escolar obrigatória é de 4 a 17 anos.

Quem também comemorou a conquista foi o prefeito e seu vice.

– Se a gente quer melhorar a cidade, o desenvolvimento social, tem que investir na educação das crianças. Esse reconhecimento público é sinal de que estamos contribuindo com a sociedade. A Unicef pode ter certeza de que vamos além de manter a meta, vamos avançar e queremos ser parceiros em outros programas que visam o bem das crianças – comemorou o prefeito.

 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!