Os colaboradores e parceiros do portal de notícia TRIBUNA fizeram uma lista dos fatos mais marcantes que ocorreram no ano de 2018.
10º – Samba da Mangueira
O coração bateu como repiques e tamborins. Ansiedade virou um grito de guerra. Seis compositores de Volta Redonda entraram no ‘hall’ de grandes autores do samba enredo da Estação Primeira de Mangueira. Eles venceram a disputa da canção do Carnaval de 2019. Os compositores desbancaram outros 15 sambas enredos. Os compositores são: Victor Nunes, Silvio Mama, Leonardo Machado, Ronie Oliveira, Márcio Bola e Carlinhos. Todos de Volta Redonda. Neste ano, o enredo da Mangueira será “História para ninar gente grande”. Para chegar até lá, os compositores de Volta Redonda tiveram que convencer a maioria dos 40 votos da escola. E conseguiram.
9 º – Morte na CSN
Daniel Silvério Bragança, de 34 anos (foto acima), perdeu a sua vida enquanto trabalhava na Usina Presidente Vargas, na CSN. Ele teve 85% do corpo queimados em um acidente em 14 de agosto de 2018. Mas, ele morreu após ficar internado dois dias em São Paulo. Daniel estava numa atividade de manutenção na área de Laminação a Frio — setor responsável pelo corte do aço.
8º – Uber X Taxis
A guerra entre taxista e motoristas de Uber parece que não tem fim em Volta Redonda. O prefeito Samuca Silva tentou – sem sucesso – tentou regulamentar o transporte de passageiros através de aplicativos. Samuca saiu desagastado da luta. Ele queria cobrar uma taxa mensal de R$ 350 dos motoristas do Uber. A Câmara Municipal, porém, interrompeu a votação porque a questão ainda estava sendo discutida no Supremo Tribunal Federal.
7º – Casos de natimortos
Em oito dias de setembro, quatro casos de natimorto foram registrados no Hospital São João Batista, a maior unidade médica de Volta Redonda. O caso chocou os moradores da cidade e gerou dezenas de manifestações na cidade. A prefeitura abriu uma sindicância para apurar, câmara formou uma comissão e o diretor da unidade caiu. Mas, nenhum procedimento de investigação surtiu efeito.
6º – Políticos presos:
Assim como ocorreu em 2017 com a prisão do deputado Edson Albertassi e, em 2016, com Hudson Braga, neste ano dois outros nomes de Volta Redonda engrossaram a lista de políticos presos de Volta Redonda. Desta vez, foram Marcelo Amorim, o Marcelinho, e o ex-secretário estadual de Obras, José Iran. Os dois foram presos junto com o governador Luiz Fernando Pezão, no dia 29 de novembro, numa operação da Polícia Federal no desdobramento da Lava-Jato.
5º – Morte no trânsito
Francisco Sales Lima, 73 anos; Jacira de Freitas Silva, 48 anos; Raphael Araújo, 29 anos; Edson Soares, 48 anos; e Aloíso Watila, 27 anos. O que essas cinco pessoas têm em comum? Perderam suas vidas em acidentes no perímetro urbano de Volta Redonda. Em quatro acidentes, os casos aconteceram no período de 26 dias – de 27 de novembro a 23 de dezembro de 2018.
4º – 25 PMs presos
Às 6 horas de 16 de outubro. Policiais militares são convocados para participar de uma operação em conjunto com a Polícia Federal. Porém, mal sabiam que os PMs seriam alvos da própria operação. Polícia prendendo polícia. Ao todo, foram 25 presos – todos com envolvimento com integrante de uma quadrilha do bairro Siderlândia. Eles recebiam propinas de traficantes. Além dos policiais, outras 60 pessoas também foram detidas na mesma operação.
3º – “Papai matou mamãe”
A frase foi dita por um menino de 11 anos, que teve a mãe morta a mando do próprio pai. O crime ocorreu na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, porém os envolvidos são de Volta Redonda. E caso ganhou repercussão nacional. A vítima foi Karina Garofalo, executada em 15 de agosto em plena luz do dia. A polícia do Rio e de Volta Redonda prenderam quatro suspeitos de envolvimento no crime. Entre eles, estão: Pedro Paulo Júnior, ex-marido da vítima, além do pai dele, Pedro Paulo Barros Pereira – conhecido como o Rei do Osso.
2º – Abertura do novo shopping
Com investimento da iniciativa privada, inaugurado em outubro de 2018, o Park Sul foi o principal empreendimento feito em Volta Redonda no ano. Os dados surpreendem: R$ 300 milhões em investimento e mais de três mil empregos diretos gerados. Agora, esperar para saber se o shopping vai cair no gosto popular.
1º – Avassaladora vitória de Antônio Furtado
104.211 votos. A incrível marca, obtidas nas eleições de outubro de 2018, revelou-se um fenômeno da política: o delegado da Polícia Civil, Antônio Furtado. Com residência eleitoral em Volta Redonda, Furtado teve nada menos do que 54 mil votos na maior cidade do Sul Fluminense, o que equivale a 35% dos votos válidos. Isso foi o recorde para uma eleição ao legislativo federal. Antes, o melhor desempenho pertencia a Paulo Baltazar que obteve 98 mil votos nas eleições de 1998. O excelente desempenho está deixando os caciques políticos e o atual prefeito Samuca Silva apreensivos para as eleições municipais de 2020.