Por André Aquino
A procura pelos ovos de páscoa não é mais apenas pelas marcas das grandes indústrias. Os doces artesanais estão em alta em Volta Redonda e a criatividade é o principal ingrediente para atrair os olhares e o paladar dos consumidores.
Além dos artesanais, os ovos de 70% cacau e os de colheres também têm caído no gosto.
“Já enjoei de chocolate dos grandes fabricantes, que têm um gosto cada vez mais artificial.Depois que experimentei, o artesanal e de chocolate belga, não compro mais os tradicionais”, disse Rita Maria de Holanda, 65 anos, que esquece sempre da dieta no período da Semana Santa.
Mas têm aqueles clientes que querem saborear um bom chocolate sem sair da boa forma e sem precisar fazer hora-extra na academia após a festa do coelhinho.
“Não posso comer chocolate com menos 70% de cacau” crava Vanessa Carvalho, engenheira de 46 anos. Mas não é questão de recomendação médica, mas estética: “Não vale a pena estragar horas de treino por um final de semana de chocolate”.
Virando noite
Quem passa o domingo de Páscoa saboreando os chocolates, não imagina qual é a maratona dos artistas dos doces para entregarem as encomendas.
Philipe Reis, de Volta Redonda, não parou um minuto neste sábado (20). A casa dele, no Jardim Primavera, era um entre e sai de clientes. “Estou sem dormir”, brinca ele, com a equipe de reportagem, enquanto chega mais clientes.
No raro momento de pausa, ele explica que o ovo perdeu um pouco o sentido real da Páscoa e virou comercial. “Muitos não sabem que o ovo tem a simbologia do renascimento. Virou comercial”.
Ovos salgados
Para quem não é fã ou não pode saborear os doces, o ovo de Páscoa salgado tem também o seu espaço no mercado. É massa de coxinha com três recheios: frango, bacalhau ou camarão.
“É ótimo para almoço de Páscoa”, recomenda Marlene Franco, salgadeira que produz o ovo salgado para três supermercados em Volta Redonda.
A ideia dela é inovar mais uma vez para o próximo ano. “Quero produzir um ovo totalmente vegano”, contou ela.
Para saborear, no entanto, o consumidor tem que preparar o bolso. Os ovos, tanto os doces quantos os salgados, podem ultrapassar os R$ 120 a unidade. A média é de R$ 70. Mas vale a pena o investimento.