Por Tribuna
A partir desta segunda-feira (21), a cidade de Paraty adotou diversas medidas cautelas necessárias para a prevenção ao novo coronavírus. Por meio de um decreto municipal, a prefeitura da cidade litorânea proíbe a entrada de ônibus e vans de turismo. A medida é por tempo indeterminado.
A prefeitura de Paraty proíbe também eventos de qualquer natureza – musicais, com distribuição de brindes – em qualquer estabelecimento público ou comercial, como bares, lanchonetes, restaurantes, meios de hospedagem e embarcações no período de festividades natalinas e do Réveillon.
Outra medida adotada pela prefeitura para conter o avanço de Covid-19 é a proibição da contratação, por grupos, de embarcações a partir das 17 horas do próximo dia 31 até as 3 horas da madrugada do dia 1º de janeiro de 2021.
Segundo o decreto, a saída de embarcações só será permitida para uso dos seus proprietários, devendo ser comprovado “a saída de grupo familiar”, sendo vedadas, “de toda forma, aglomerações e realização de festas”. Também ficou estabelecido a hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem que limitem em 60% a ocupação, devendo o mesmo ser seguido por bares e restaurantes, além de embarcações de médio e grande portes (escunas).
A cidade deverá ter o controle de acesso de pessoas e veículos ao Centro urbano e também aos pontos turísticos entre as 17h do dia 31 e 18h do dia 1º de janeiro. Pelo decreto, bloqueios de vias de livre acesso à cidade deverão ser montados (na Estrada Jabaquara, bairro Pontal e Ribeirinho). Uma barreira será instalada no trevo de Paraty, no início da Avenida Roberto Silveira. Só terão acesso moradores que comprovarem residência na cidade e trabalhadores, devendo todos comprovarem sua condição. O acesso à delegacia de polícia e ao Hospital Municipal só será permitida em casos de emergência.
O decreto não atinge turistas já hospedados na cidade para a passagem de ano. Mas, segundo consta no decreto, eles precisarão comprovar a hospedagem em pousadas e hotéis (com voucher) ou com o contrato de locação, em caso de imóvel alugado.
A prefeitura estabeleceu multa de R$ 5 mil para os estabelecimentos que descumprirem o decreto. Em caso de resistência, seus alvarás serão suspensos. Nos casos de violação do que foi estabelecido, a orientação é para que seja acionada a polícia.
Conforme o último boletim emitido pela prefeitura, Paraty tem 45 mortes por Covid-19 em 1.605 casos confirmados da doença.