O vídeo que mostra dois PMs de Volta Redonda agredindo um motorista de aplicativa viralizou e causou revolta entre os internautas (veja no final da reportagem). As imagens chegaram até a corregedoria da Polícia Militar, que afastou os dois agentes de suas funções.
O motorista relatou que, naquela noite de terça-feira (2), teve o para-brisas do carro danificado com uma pedrada por um passageiro embriagado. O caso ocorreu na Avenida Jaraguá, também no Retiro. Tentando buscar a sua segurança, o motorista de App, ele chegou a chamar a PM por telefone. Porém, nenhuma viatura compareceu.
Determinado para realizar a denúncia contra o passageiro embriagado, ele seguiu com o carro até as proximidades da subprefeitura do Retiro, na Avenida Antônio de Almeida, onde pediu ajuda a dois policiais que estavam passando num carro da PM. A confusão piorou ai: ao invés de auxiliá-lo, ele recebeu agressões dos policiais militares, que foram identificados.
As imagens mostram o motorista conversando com o policial que está no banco do carona da viatura. Pouco depois, o PM sai do carro, empurra o rapaz contra a parede de um imóvel e desfere socos contra ele.
Em seguida, o motorista é levado pelo braço para uma área sem iluminação, fora do alcance da câmera. O outro policial pega uma arma também pela porta do carona, e segue na mesma direção. Depois de alguns segundos, os policiais retornam para a viatura e deixam o local.
De acordo com o que foi publicado pelo motorista, o policial que o agrediu teria achado graça de seu relato sobre o ocorrido.
– Então eu perguntei: “Vc ta rindo pq eu tô nessa situação?” Foi quando ele saiu do carro e disse “vou te mostrar o pq estou rindo”. E me arrebentou de porrada – afirma Leonardo na publicação.
O motorista do App buscou atendimento fora de Volta Redonda, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Centro de Barra Mansa. Hoje, ele fará o exame de corpo e delito no IML de Três Poços e, em seguida, um boletim de ocorrência contra os militares na delegacia de Volta Redonda.
A secretaria estadual de Segurança Pública emitiu uma nota à imprensa:
“Não tolera em hipótese alguma eventuais desvios de conduta e abusos de autoridade cometidos por seus membros, punindo com rigor os envolvidos em tais episódio. Sobre a abordagem de policiais do 28º BPM (Volta Redonda), ocorrida na noite da última terça-feira (2/11), a área Correcional da corporação já instaurou um procedimento para avaliar e punir os policiais envolvidos. Os militares estão afastados de suas funções na unidade e respondendo disciplinante.