Por Tribuna
Sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (24).
Entre os endereços, há um em Resende. O local ainda não foi informado.
O desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do RJ, é alvo da operação da PF.
Há um inquérito no Superior Tribunal de Justiça que apura a venda de sentenças no Fórum da capital.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com denúncias publicadas em dezembro do ano passado pelo jornal O Globo, o desembargador usava os plantões judiciários para vender habeas corpus e assim, liberar os presos.
Em pelo menos dois casos, detentos teriam sido beneficiados por decisões de Darlan.
Em um deles, uma colaboração premiada foi anexada ao documento. Um delator contou à Justiça que ouviu de um preso ter pago R$ 50 mil a um intermediário do magistrado.
A negociação teria sido feita em favor de Ricardo Abud, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende.
Abud foi preso em 2015, acusado de praticar irregularidades na Câmara dos Vereadores de Niterói.
O outro caso apurado no inquérito é do preso Samyr Jorge João David, cuja prisão foi decretada em junho de 2016 por tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), roubo e interceptação.
Dois pedidos de habeas corpus teriam sido direcionados pelo advogado Hugo Sant’anna Onofre para o plantão de Siro Darlan.
Samyr foi solto, mas em outubro ele teve a prisão restabelecida pelo desembargador-relator, Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes.
Fernandes destacou que os pedidos do advogado do réu foram direcionados ao plantão de Darlan. Com informações do G1.