Por Tribuna
Uma manifestação de moradores na manhã desta segunda-feira (14) fechou a rodovia Rio-Santos, em Angra dos Reis. A interdição da estrada foi na altura do bairro Japuíba.
Eles começaram os protestos por volta das 9h e continuava acontecendo até a última atualização desta reportagem.
O motivo da manifestação é a falta d’água no bairro Banqueta. Segundo relato dos moradores, a comunidade está sem abastecimento há uma semana.
Para impedir a passagem de veículos, foram espalhados sobre o asfalto engradados de cerveja e galhos de árvore. Os moradores também entoaram pedidos por água, espalharam cartazes, invadiram a estrada e bateram com objetos na barra de proteção que separa os dois sentidos da pista para fazer barulho.
Por volta das 10h40, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar estavam no local para tentar resolver a situação, que já provocava congestionamento na estrada.
Nota da prefeitura
A água que abastece o Condomínio Vale da Banqueta vem da barragem da Banqueta, que também fornece água para Japuíba, Centro e morros. Com a estiagem, o Saae está fazendo manobras para fornecer água para todos.
O condomínio Vale da Banqueta é abastecido por poços artesianos (de capacidade limitada) e por uma derivação da rede principal que o governo construiu na inauguração do empreendimento. O condomínio não foi projetado com reservatórios em cada prédio, e sua estrutura não tem capacidade para esta instalação.
A água está sendo controlada no condomínio. Fica aberta das 17h às 7h e fechada durante o dia, porque o volume é pouco. Neste período, porém, os reservatórios são abastecidos com caminhões pipa.