Numa operação neste domingo (6), no trecho na BR-393 (Lúcio Meira) no Sul Fluminense, foram flagrados 98 condutores e passageiros sem utilizar cinto de segurança. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso desse equipamento e item é obrigatório.
A legislação prevê multa grave de R$ 127,69 por passageiro sem o cinto de segurança. Também haverá a retenção do veículo até a regularização e perca de cinco pontos na carteira de habilitação para os motoristas infratores.
Metade dos brasileiros não usa cinto de segurança no banco de trás, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, publicada no Portal Brasil.
Ainda conforme a pesquisa, apenas 50,2% da população têm o hábito de colocar o cinto no banco traseiro, embora a utilização deste item reduza muito o risco de morte no trânsito.
”O cinto de segurança é imprescindível para proteger os ocupantes do veículo. É um equipamento simples, fácil de usar e que não traz desconforto”, afirma PRF, que continuou:
“Quando ocorre uma colisão, todos corpos soltos dentro do veiculo continuam na mesma velocidade do veículo até encontrarem algo que os retenha. Se não estiverem de cinto, as pessoas se chocam umas com as outras ou contra o para-brisa, o volante, o painel do carro. Geralmente as consequências são graves”.
— O primeiro papel do cinto de segurança é impedir que as pessoas se choquem contra as paredes do veículo ou se choquem umas contra as outras, finaliza a nota da PRF