Volta Redonda

Rolls-Royce utilizado em posse de Bolsonaro estreou em V.Redonda



O automóvel conversível Rolls-Royce que transportou o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro foi estreado em Volta Redonda, em 1° de maio de 1953, transportando Getúlio Vargas durante seu segundo governo.

Volta Redonda ainda fazia parte de Barra Mansa. A informação foi dada pela página no face “Volta Redonda Antiga”. Na imagem acima, o veículo estava nas ruas da Vila Santa Cecília, próximo ao posto de gasolina (atual Ipiranga) e a Praça Juares Antunes – que na época ainda não existia.

De modelo Silver Wraith, o Rolls-Royce foi fabricado em 1952, na Inglaterra, e transportado por navio de Londres para o Rio de Janeiro, então capital brasileira, no ano seguinte.

Desde então, pertence à Presidência da República e já conduziu todos os presidentes do Brasil, em diferentes ocasiões.

A partir de então, passou a ser tradicionalmente usado nas cerimônias de posse presidencial. A primeira vez que isso ocorreu foi com Juscelino Kubitschek, em 1956, ainda no Rio de Janeiro.

Outros presidentes transportados pelo automóvel foram Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Além disso, o Rolls-Royce frequentemente conduz o presidente no desfile de 7 de setembro.

Há uma lenda de que o automóvel havia sido um presente da rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra, para o governo brasileiro.

Porém, o escritor e historiador Lira Neto afirma na trilogia Getúlio que o Rolls-Royce foi encomendado pelo próprio governo federal da época.

Reportagem: André Aquino.

Foto acima:1953, 1º de maio (Comemorações do Dia do Trabalho)

 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!