Volta Redonda

Uber lamenta fato de motorista recusar a transportar cadeirante em VR



Por Tribuna

Em nota divulgada ao TRIBUNA, o aplicativo da Uber lamenta a atitude do motorista que se recusou a levar um cadeirante. O posicionamento da empresa foi divulgada no início da noite desta terça-feira (10).

— A Uber lamenta que essa situação tenha ocorrido dentro do aplicativo. A empresa fornece diversos materiais informativos a motoristas parceiros sobre como tratar cada usuário com cordialidade e respeito e temos como política que os motoristas parceiros cumpram a legislação que rege o transporte de pessoas com deficiência — disse a empresa, que continuou:

“A Uber defende o respeito à diversidade e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app”. Mas a nota não diz se haverá alguma punição contra o motorista.

O CASO

Um motorista do aplicativo Uber se recusou a transportar um cadeirante em Volta Redonda. O caso ocorreu com Leone Fernandes, 25 anos. Ele solicitou uma  corrida do bairro Sessenta, próximo à Escola Técnica Pandiá Calogera (ETPC) até o bairro Vila Rica-Tiradentes.

— Foi num sábado (último dia 29) que isso aconteceu. Não é sempre que eu solicito uma corrida por app, mas por conta da chuva, achei mais viável voltar para casa assim do que de ônibus — disse ele, que prosseguiu:

”Normalmente quando aceitam minhas corridas eu aviso que sou cadeirante. No dia do ocorrido, o motorista chegou até o local solicitado e assim que cheguei até ao carro, o motorista abaixou o vidro do carona pela metade e disse: Como você quer que eu coloque sua cadeira molhada no meu banco? Não cabe no porta malas, tem GNV”. contou Leone, em entrevista ao TRIBUNA:

“O motorista disse que não poderia me levar. Depois ele perguntou para onde era a corrida, disse que era para o Vila Rica, na hora ele respondeu: Não dá, cancela a corrida aí, como eu não tinha nada a ver com isso, eu não cancelei, disse que se ele quisesse, que ele cancelasse a corrida”.

Leone tentou entrar em contato com a Uber, mas em vão. “A única coisa que consegui foi enviar uma mensagem pelo app mesmo”

A atitude do motorista da Uber fere a Lei Federal 13.146/2016, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Segundo advogados ouvidos pela equipe de reportagem, o motorista praticou discriminação e se mostra “insuficiente a garantir os direitos dos consumidores com mobilidade reduzida”. O caso cabe uma denúncia ao Procon e indenização como já ocorreu em outros municípios do país.

— Fala-se sobre inclusão e acessibilidade, mas ainda em 2020 vemos muitas dificuldades nisso. É importante olhar pra essas questões com seriedade e tratar como algo sério a ser resolvido. Buscar entender a melhor forma de atendimento porque, para mim, é muito desconfortável ficar falando o tempo todo, a cada corrida que sou uma pessoa que usa uma cadeira de rodas, entende! — finalizou o jovem


9 Comentários

    • E f m 22:24

      porra se o motorista coloca a cadeira no banco
      e aí ele ia parar de trabalhar,ele é um cidadão q simples quer levar seu sustento p casa
      se molhasse o banco como ia fazer p continua

      • João Batista 03:16

        A lei do ctb proibe transporte de qualquer coisa ou bagagem no banco somente pessoas, então o motorista agiu corretamente dentro da lei e o proprio aplicativo tem a opção de cancelar a viagem tanto pelo motorista quanto pelo passageiro. Então se o cadeirante não se sentir confortável por ir em un veículo por que o motorista, supondo que seja negro, e cancela a viagem, o motorista pode processa-lo por racismo? Venhamos e convenhamos não é! Isso claramente é uma pessoa oportunista em que se quer promover na mídia e quer ganhar dinheiro fácil em cima de trabalhador, pegue um taxi e veja se ele também aceitaria isso!!! Fala sério né, fazendo papel de moleque, tanto é que nem a própria Uber puniu o motorista por ser motivo fútil!!!

    • Morador VR 23:33

      Diminui muito o uso de Uber , péssimo atendimento de muitos motoristas, não são poucos.
      Voltei a usar táxi mesmo sendo maior o valor.
      Atendimento dos taxistas está excelente é oferecendo descontos muitas vezes.

      • Morador vr 2 09:41

        Abaixa o preço que o taxi volta a rodar…..

    • Morador VR 23:40

      Pra concluir, quando precisei registrar reclamação foi a mesma situação do rapaz, um canal de mensagens que não diz se houve ou haverá punição, advertência ou qualquer coisa do tipo.
      Taxi pelo menos existe uma empresa física onde se torna mais fácil o atendimento.

    • Cham 08:37

      Outro dia pedi uma corrida o motorista perguntou para onde eu ia se não não faria a corrida.

      • Morador vr 2 09:45

        Ele que está certo!!!! Não vai colocar sua segurança em risco… para levar alguém em área de tráfico…. já teve arma apontada pra vc? Tem lugar que nem taxista cobrando caro vai…. imagina o uber…..

      • Morador VR 3 11:42

        Faça print da placa e da conversa em seguida envie reclamação ao serviço de mensagem , passei a fazer por orientação da própria Uber, se o motorista não possuir uma justificativa plausível pode até mesmo ser afastado.

    • Morador vr 2 09:40

      Duvido que a uber se pronunciou assim….

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!