Nesta quarta-feira (26), a vacinação contra a Covid-19 em Volta Redonda fica da seguinte forma: quem está com a segunda dose de Coronavac atrasada pode ir até a Unidade Básica de Saúde da Família da São Geraldo.
Para quem precisa da segunda dose da vacina Astrazeneca, pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde, podem procurar qualquer unidade de saúde da família menos a Unidade Básica de Saúde da Família da Vila Mury.
Também podem procurar as unidades de saúde da família pessoas acima de 18 anos com as seguintes comorbidades: Síndrome de Down, obesidade, doenças renais crônicas, hemoglobinopatias graves, diabetes insulino-dependente, pessoas com deficiência permanente e imunossuprimidos. Para pessoas acima de 40 anos, a vacina está disponível pra quem tenha qualquer tipo de diabetes, cirrose hepática, doença cardiovascular, doença cerebrovascular, pneumopatia crônica grave, hipertensão arterial resistente grau 3 ou grau 1 e 2 com lesão de órgão alvo. A vacinação acontece das 8h às 16h.
Barra Mansa aplica primeira dose em pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades e com deficiência permanente, nascidos em julho, agosto e setembro. Secretárias de clínicas e consultórios médicos, também poderão comparecer conforme agendamento prévio. Aquelas que ainda não fizeram, podem se cadastrar através do e-mail: vacinacaocovid.smsbm@gmail.com. A imunização será realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM), ao lado da UPA Centro, das 14h às 20h.
Já no Parque da Cidade, serão aplicadas as segundas doses agendadas de AstraZeneca e Coronavac, das 8h às 16h. O atendimento para os pedestres será realizado na “Tenda da Vacina”. Para aqueles que possuem veículo, o serviço continuará em sistema drive-thru. O acesso ao local deve ser feito pelo portão central do Parque da Cidade, na Rua Prefeito João Chiesse Filho, 1102, no Centro.
Para receber a vacina, é indispensável a apresentação de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro, além de laudo médico para aqueles que apresentam comorbidades.
Produção de vacinas no país
A Fiocruz retomou na terça-feira (25), a produção da vacina AstraZeneca. Com a matéria-prima que chegou da China no sábado, a fundação pretende fabricar 12 milhões de doses. A Fiocruz que completou 121 anos no dia passado tem sido a salvação do Brasil pro avanço na vacinação. Também na terça, uma nova remessa de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a CoronaVac. O Butantan afirma que o lote é suficiente para 5 milhões de doses. A produção está parada desde o dia 14.
Vacina da gripe em Volta Redonda
Nesta quinta-feira (27), ocorre o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza), no sistema drive-thru na Ilha São João, das 8h às 16h, e também nas 46 Unidades de Saúde para os seguintes públicos: idosos acima de 60 anos; profissionais de saúde; professores e demais profissionais de educação em atividade; gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.
As crianças de 6 meses a menores de 6 anos serão vacinadas nas Unidades de Saúde (UBS e UBSF) dos bairros no mesmo horário, a estratégia adotada pela Secretaria de Saúde é para esse público atualize também o calendário de vacinação de rotina, que incluem outras vacinas. As pessoas devem apresentar documento de identidade, cartão de vacinação, inclusive o comprovante de vacinação, caso tenham já vacinado, contra a Covid-19, CPF ou cartão do SUS e o comprovante de residência.