Por Tribuna
Em entrevista ao TRIBUNA, o vereador Rodrigo Furtado (PTC) disse que vai entrar com um pedido de afastamento do vereador Paulinho do Raio-X, após ser preso em flagrante tentando extorquir o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva
Rodrigo Furtado é relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Volta Redonda e também é advogado.
Ele vai protocolar o pedido nesta segunda-feira (9) e votação em plenário será decida pela mesa diretora da casa legislativa.
Paulinho Raio-X teve a prisão preventiva decretada durante a audiência de custódia ocorrida neste domingo (8). O prefeito, segundo a Polícia Civil, gravou o momento do pedido de propina.
A audiência ocorreu no Rio de Janeiro e a Justiça decidiu permanecer preso. O vereador não tem curso superior e está no presídio de Benfica.
Com a prisão, o afastamento do cargo não é automático. A avaliação precisa passar pelo plenário da Câmara de Vereadores após o requerimento de algum vereador.
Além disso, o afastamento também não faz com que ele perca o mandado de forma automática e nem o suplente assume. O cargo fica vago até a decisão dos seus pares na Câmara, segundo juristas.