Colunas Vida de Concurseiro

Vida de Concurseiro
Raphael Martiniano


Saúde

A semana iniciou com inscrições para oportunidades na área da saúde na capital carioca. A nível federal, o Ministério da Saúde abriu processo seletivo simplificado para 3.592 vagas de níveis médio, técnico e superior. Com salários de até R$ 5.815, as chances são para enfermagem, técnico de enfermagem, médico especializado, atividades de gestão e manutenção hospitalar (Ensino Superior), e atividades de suporte em gestão e manutenção hospitalar (Ensino Médio). Inscrições até o dia 30. Edital e informações pelo site http://www.nerj.rj.saude.gov.br/digad/UsuarioProfissional/UsuarioLogin.aspx.

Saúde II

Ainda no município do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde está inscrevendo até o dia 20 para 67 vagas com salários que chegam a R$ 7.704,44. O processo seletivo é para contratação temporária em caráter emergencial de médicos especialistas: anatomia patológica, anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, clínico geral, geriatria, médicos intensivistas adulto e infantil, neonatologia, neurocirurgia, obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria, psiquiatria e radiologia.

Inscrições presenciais das 9h às 17h na sede da Prefeitura do Rio (Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova). A seleção será feita a partir das análises dos currículos dos profissionais inscritos e o resultado deverá ser divulgado em maio.

Dica de concurseiro

A dica de hoje é a primeira de uma série que resolvi compartilhar: gatilhos mentais. São maneiras de acessar informações em seu cérebro, aprendidas de forma rápida e simples, através de atalhos, associações. A primeira é o gatilho da novidade.

Uma criança costuma aprender mais fácil que um adulto porque para ela, quase tudo é novidade. Utilize isso a seu favor na hora de estudar. Busque abordagens novas sobre o seu tema de estudo. Mude de textos para vídeos, troque de autores, ou seja, descubra coisas novas sobre o conteúdo da bibliografia. Vai te ajudar a se interessar mais pelo assunto (principalmente aqueles chatos) e resistir menos à preguiça de estudar.

Tecnologia

Na semana passada, falamos do Evernote, que te ajuda a organizar anotações. Agora vamos à organização do estudo. A dica é o aplicativo Aprovado – Gerencie Estudos. Você vai poder gerenciar suas horas de estudo com ajuda de planilhas e ver a evolução através de gráficos e relatórios. Gostou? Grátis e disponível para quem tem Android e IOS.

Raphael Martiniano é jornalista.

Deixe seu comentário