Colunas Vida de Concurseiro

Vida de Concurseiro
Raphael Martiniano


Barra Mansa
Está chegando a hora! A Câmara de Veredadores de Barra Mansa já escolheu a organizadora do concurso público que a casa irá realizar, além de nomear uma comissão para acompanhar os trabalhos. Edital está vindo aí!

Barra Mansa II
Ainda na terrinha mansa, a Secretaria Municipal de Educação de BM abriu inscrições para o Processo de Seleção Simplificada para cadastro de Assistente de Alfabetização voluntários. A seleção será por meio de análise currículos e os aprovados atuarão por no máximo 6 meses em 2018, nas 145 turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das Unidades Escolares selecionadas no Programa Mais Alfabetização.

Requisitos: ser brasileiro (a); Ter a idade mínima de 18 anos no ato da inscrição; Ter disponibilidade de carga horária; Ter Ensino Médio Completo ou cursando Curso Normal; Ter Curso de Pedagogia ( Ensino Superior) ou estar cursando.

Apesar de ser voluntário, os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal para ressarcimento de gastos com alimentação e transporte. Os valores são de R$150 para unidades escolares não-vulneráveis e de R$ 300 para unidades vulneráveis.

Apesar de ser uma bolsa para juadr, vale também pela experiência para quem está começando a carreira.

O edital está disponível em http://www.barramansa.rj.gov.br/transparencia/images/sme/EDITAL-DE-SELEO-SIMPLIFICADA-PMALFA.pdf.
PF

Pra turma que tem o sonho de ingressar no FBI brasileiro, uma boa notícia. Vem aí 500 vagas em concurso público para a Polícia Federal. A autorização para a seleção foi confirmada pelo diretor-geral da PF, Rogério Galloro. Segundo ele, será obrigatório Ensino Superior para todos os cargos.

O edital deve sair em até 6 meses. As vagas serão para delegado (150), perito criminal (60), escrivão (80), papiloscopista (30) e agente (180).

Dica de concurseiro

Na série de gatilhos mentais, a dica desta semana é escassez. Na verdade, é algo simples: saber valorizar a oportunidade de estudar e de tentar uma carreira pública. Como tempo é dinheiro e nem todo mundo tem grande e fácil acesso a conteúdos bons para estudos, é importrante valorizar que realizar uma prova de concurso e ter totais condições de se preparar para ela são itens escassos hoje em dia. Então, não dê valor apenas quando perder algo. Se dedique e coloque amor nos estudos.

Tecnologia

Quem quer fazer simulados com questões comentadas e interpretação de texto, além de vídeo aulas? Tudo isso na palma da sua mão. Com o aplicativo Português Panda para Concursos, você tem acesso a mais de 1.000 questões, 12 modos de treinamento, relatório de desempenho, integração com o Whatsapp e muito mais. Disponível para Android.
Em ano de Copa, vale torcer também para que nosso estado tenha mais concursos! Bons estudos

Raphael Martiniano é jornalista.

Deixe seu comentário