Colunas Vida de Concurseiro

Vida de Concurseiro
Raphael Martiniano


Exército
A carreira militar anda em alta no mercado de concurso público. Desta vez estão abertas até o dia 8/6, inscrições para o Processo Seletivo à EsPCEx (Escola preparatória de cadetes do Exército).

São 400 vagas para o sexo masculino e 45 para o sexo feminino. Aprovados farão o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB).

Dentre os requisitos estão possuir idade de, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Os candidatos passarão por etapas como exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00. Mais informações pelo site http://www.espcex.eb.mil.br/.

Marinha

Da terra para o mar. A Escola Naval continua com inscrições abertas até o dia 8 de junho para a Escola Naval. São 31 vagas (19 para homens e 12 para mulheres).

O curso tem habilitações como mecânica, eletrônica e administração e dura 4 anos. Durante os estudos, os alunos ganham bolsa-auxílio de R$ 1,1 mil. O edityal está disponível em https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=358.

Dica de concurseiro
Vamos dar uma pausa nos gatilhos mentais nesta semana e entrar no mundo da praticidade. Digamos que chegou o grande dia da prova, canetas checadas, roupa confortável separada, despertador ajustado, ou seja, tudo preparado para a hora “H”.

Aí, parece que os astros mudam de posição e você dá aquela travada e fica com medo de não conseguir. O quê fazer? A dica é pessoal e vem de expriências em concursos públicos: deixe o foco para o contepudo em si. Tente pensar que a prova é algo que você tira de letra, ou até mesmo rotineiro.

Pensar que a avaliação é mais uma ação diária sua, e que não precisa se preocupar, ajuda a relaxar. Faça cálculos, resolva questões lógicas como se fossem trocar de roupa, por exemplo. Haja naturalmente.

Claro, não vá perder o foco por conta de tempo. Mas tente não se preocupar demais com o resultado. O nervosismo e a ansiedade fazem o relógio acelerar. Espero que ajude!

Tecnologia
A dica de hoje é para estudo em grupo. Muitas vezes o candidato não gosta de aprender sozinho, como faz a geração EAD. Então, busque parceiros de estudo, mesmo que não estejam concorrendo na seleção pública com você. Em muitos casos eles estão estudando para outros objetivos, mas estão debruçados sobre disciplinas iguais às suas.

E o quê a tecnologia tem a ver com isso? Aí entra os programas como Skype, o site e o aplicativo do Facebook. São exemplos de ferramentas que disponibilizam video conferências. É, esse recurso não é só para empresas, você pode estudar com amigos de longe sem sair de casa.
Fico por aqui. Até a próxima semana e bosn estudos!

Deixe seu comentário