Destaque 1 Sul Fluminense

Vigilantes entrarão em greve e bancos podem fechar na segunda, diz sindicato



Por Tribuna


Os vigilantes entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira (20) e os profissionais do Sul Fluminense vão aderir ao movimento. A informação foi passada por Valéria Gonçalves Martins, presidente do sindicato dos trabalhadores no Sul Fluminense. Há 1,5 mil vigilantes na região, que engloba 17 municípios.

A área mais sensível é os bancos. Isso porque, em caso de grave, as agências não podem funcionar ao público – mesmo que o sindicato respeite os 30% mínimo. Ou as instituições financeiras funcionem sem a movimentação de dinheiro, conforme determina a lei federal.

Segundo o boletim do órgão sindical (veja abaixo), a categoria luta por melhores condições salariais e a continuidade de benefícios como alimentação e plano de saúde. O lema que eles estão defendendo é “Não é só por reajuste. É por dignidade”. O salário-base dos vigilantes é R$ 1.450,70

Hoje a categoria, segundo Valéria, está classificada como essencial. “Estamos correndo risco de vida e nossos familiares. Todas semanas tem agências sendo fechadas por conta de casos de Covid”, disse a presidente do sindicado do Sul Fluminense. O sindicato orientou os profissionais fiquem em casa no dia da greve.

Entre outras pautas, o sindicado patronal propôs o congelamento do salário e a suspensão do plano ambulatorial. O que foi recusada pela categoria. Além dos vigilantes bancários, a categoria trabalha em estabelecimentos como hospitais, estaleiros, shoppings, supermercados, condomínios

A greve é por tempo indeterminado e a questão pode parar na justiça. O sindicato patronal não ainda não se manifestou sobre o assunto.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!