Das quatro vítimas de homicídio em Barra Mansa neste final de semana, três serão sepultadas nesta segunda-feira (11) em Volta Redonda. O primeiro será o adolescente Nathan Barbosa Amorim, de 16 anos, que morreu com um tiro na cabeça dentro de um carro na Barbará.
O enterro está marcado para marcado, segundo o obituário de Volta Redonda, para as 11 horas no Portal da Saudade, cemitério particular da cidade.
No mesmo local, Carlos Henrique Zanete, de 19 anos, será sepultado. O horário ainda não foi marcado pela família. Ele foi morto junto com Nathan dentro do veículo.
Já Rogério Miranda, de 45 anos, morto dentro de casa no Loteamento Nova Esperança, também em Barra Mansa, será enterrado no Cemitério Municipal do Retiro, em Volta Redonda, às 16 horas. Já a quarta vítima – morto após ser atingido dentro de um bar em Barra Mansa – não teve o sepultamento divulgado.
Dois mortos após festa clandestina
No bairro Barbará, um adolescente, de 16 anos, e um jovem, de 19 anos, foram encontrados mortos com marcas de tiros dentro de um carro. O veículo estava na Rua Rômulo Costa Tomás, perto da entrada do bairro São Judas Tadeu. No local, foram encontradas 10 cápsulas de pistola calibre 9 mm.
“Esses homicídios desse final de semana não têm nada a ver com Barra Mansa. Esses dois garotos saíram do São Luiz e do Dom Bosco [em Volta Redonda] e vieram para uma festa. Ficaram até seis horas da manhã. No retorno para casa, foram mortos”, disse o delegado de Barra Mansa, Michel Floroschk.
Ainda de acordo com o delegado, esse evento não tinha autorização ser realizado.
“Essa festa precisava de comunicação. Nós temos uma portaria do Estado do Rio de Janeiro que determina que os organizadores de festas e eventos tenham que pedir um ‘nada opor’ das autoridades, tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil, para evitar justamente confrontos, homicídios, violência… Se nos fosse comunicado, certamente haveria uma viatura lá, haveria um policiamento… Essa festa clandestina gerou isso”, explicou Michel Floroschk.
“Esse empresário vem fazendo isso várias vezes. Nós temos agora que ir atrás dele, para que isso pare. Sem estrutura nenhuma, coloca as pessoas em risco, criando uma situação propícia à violência. Nós precisamos combater as causas. Vai ser rápido. Não vai demorar muito pra gente apresentar as pessoas”, acrescentou.
Briga entre facções termina em morte
No bairro Boa Vista II, um jovem, de 22 anos, bebia com amigos em um bar quando foi baleado por um homem que invadiu o local encapuzado. O bar estava lotado.
“Três amigos cismaram de vir beber no Boa Vista. Chegando no Boa Vista, foram reconhecidos como traficantes de Volta Redonda. Um traficante de Barra Mansa atirou neles. Eles vendem drogas em Volta Redonda, vão para Barra Mansa em um local de facção rival a eles, são descobertos, e um desses meninos é morto. Esse menino que foi morto possui diversas passagens por tráfico de drogas”, comentou o delegado.
Outros dois homens que estavam neste bar, de 32 e 35 anos, também foram baleados na perna e levados para o Hospital São João Batista, mas não correm risco de morte.
A Polícia Civil investiga a autoria, a motivação e a circunstância dos crimes. Até agora, ninguém foi preso. Os policiais já estão colhendo depoimentos de familiares e amigos das vítimas. A princípio, não há ligação entre os crimes.