Destaque 1 Resende

Volks de Resende pode reduzir salário para não demitir



Por Tribuna

Após reunião com o sindicato dos Metalúrgicos, Volkswagen Ônibus e Caminhões, em Resende, decidiu propor aos seus empregados, depois de reunião com a aplicação da Medida Provisória do governo federal que permite a suspensão temporária de contratos de trabalho e a redução de jornada, com redução salarial em razão dos efeitos da pandemia da Covid-19 na economia do país.

Pelo que foi discutido e será votado online pelos funcionários nesta terça-feira, na página do sindicato, a redução de jornada e salários será de 25% para a área administrativa. Pela MP, o governo compensa parte da perda com 25% do valor do seguro-desemprego a que o trabalhador teria direito. O período previsto neste caso é de três meses, tempo pelo qual a empresa se compromete a não fazer demissões.

Já para a área de produção, a medida será para o pessoal considerado excedente. A proposta é suspender os contratos de trabalho por dois meses. Neste caso, a fábrica paga 30% do salário líquido, enquanto o governo compensa com 70% também do valor do seguro-desemprego. Não haverá desconto proporcional do 13º salário e férias. A proposta é de que a medida vigore por 60 dias, tempo pelo qual a empresa também assegura que não fará corte de pessoal.

Se aprovado, o acordo passará a vigorar a partir do próximo dia 27. Além da garantia do emprego pelo período de vigência das alternativas, os benefícios serão integralmente mantidos, segundo a empresa.

A votação pelo site do sindicato, num link específico, ocorrerá entre 8 e 17 horas desta terça. O trabalhador deverá se identificar e responder os dados que lhe forem solicitados.

A proposta foi formalizada após reunião de emergência, por teleconferência, do CEO (chefe executivo) Roberto Cortes com gestores da fábrica. Na conferência, Cortes classificou o cenário de “tempos difíceis”, que exigem “cada vez mais sacrifícios” para preservar empregos e os negócios.

No dia 24 de março, a Volkswagen Ônibus e Caminhões decidiu adotar férias coletivas até esta terça-feira, dia 14. A medida foi antecipada em uma semana já devido à crise econômica instaurada com a pandemia. Segundo foi apurado, no mês passado a produção não chegou a 300 unidades, quando a média normal é de 1,9 mil. A fábrica de Resende conta com cerca de 4,5 mil trabalhadores.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!