A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e Banco da Cidadania, realizou nesta segunda-feira, 13, a entrega de 200 pacotes de fraldas geriátricas – totalizando 800 unidades – à Legião da Boa Vontade (LBV). A ação reforça o trabalho contínuo das duas unidades da Fábrica Municipal de Fraldas, que seguem em pleno funcionamento e beneficiam diretamente instituições sociais, hospitais e famílias em situação de vulnerabilidade.
A LBV atende atualmente 50 idosos, dos quais 27 fazem uso contínuo de fraldas geriátricas. Segundo o gestor administrativo social da instituição, Márcio Gonçalves Bruno, a doação representa uma economia significativa para o orçamento da casa.
“Hoje recebemos da Secretaria de Assistência Social e do Banco da Cidadania 200 pacotes de fraldas. Isso vai ajudar muito os nossos atendidos. Essa doação, além de ser de suma importância, representa uma economia essencial. Se não fosse essa ajuda da prefeitura, teríamos que comprar, e, como o recurso financeiro é escasso, poderíamos deixar de atender outras necessidades”, afirmou Márcio.
*Entidades beneficiadas*
Além da LBV, outras instituições também são beneficiadas mensalmente com a produção das fraldas: o Lar dos Velhinhos, no bairro Monte Castelo, que recebe 1.200 unidades por mês; o Asilo Dom Bosco, com 200 pacotes mensais; o Serviço de Obras Sociais (SOS), que também recebe 200 pacotes mensais, entre fraldas infantis e geriátricas; e os Vicentinos do bairro 249, que recebem 100 pacotes mensais. Além desses, um estoque estratégico de 300 pacotes é mantido na Secretaria Municipal de Assistência Social para atendimento emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pela rede socioassistencial.
Quanto às fraldas infantis, elas são destinadas a unidades como o SOS/VR do bairro Voldac, às creches Irmã Zilá e Frei Galvão e à Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI).
De acordo com o gerente das fábricas de fraldas, Daniel Guimarães da Silva, o trabalho é diário e focado em garantir a regularidade na distribuição.
“Temos uma equipe comprometida e que entende a importância do que faz. Nosso objetivo é manter a produção contínua e de qualidade, porque sabemos que esse material é essencial para muitas pessoas. Trabalhamos com responsabilidade para atender a todas as instituições e situações emergenciais da cidade”, destacou Daniel.
*Funcionamento*
As duas unidades da Fábrica de Fraldas funcionam de segunda a sexta-feira, com uma produção média de 170 pacotes de fraldas geriátricas por dia, com quatro unidades em cada pacote, totalizando quase 700 fraldas por jornada. A produção mensal gira em torno de aproximadamente 15 mil unidades.
A Fábrica de Fraldas Ilda Mamede Ferreira, no Ponte Alta, foi reaberta em 2021 e tem uma equipe formada por jovens estagiários oriundos de programas sociais de proteção à infância e adolescência, que recebem uniforme, vale-transporte e bolsa-auxílio equivalente a meio salário-mínimo.
Já a unidade do bairro Voldac, inaugurada em 2022 e batizada de Munira Arbex Francisco (mãe do prefeito Antonio Francisco Neto), tem uma equipe formada por mulheres indicadas pelas secretarias de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) e de Assistência Social (Smas), todas em situação de vulnerabilidade. Elas trabalham em regime de quatro horas diárias e recebem bolsa-auxílio no valor de meio salário-mínimo, além de uniforme, lanche e passagem.
A partir da segunda quinzena deste mês, a produção será ampliada para atender a demanda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O gestor do Banco da Cidadania, Ricardo Ballarini, destaca que o programa das Fábricas de Fraldas une inclusão produtiva, cuidado com a população e geração de renda.
“O programa das Fábricas de Fraldas cumpre uma função social essencial em nossa cidade. Conseguimos aliar produção, atendimento à população vulnerável e oferecer uma oportunidade digna de inserção no mercado de trabalho para mulheres e jovens. A gestão municipal tem atuado de forma firme para ampliar os benefícios desse projeto”, afirmou Ballarini.
Fotos de Geraldo Henrique – Secom PMVR