Destaque 1

Volta Redonda está entre as 19 cidades habilitadas para o 5G




Volta Redonda, maior município do Sul Fluminense, saiu na frente em relação à instalação da internet 5G (quinta geração) e está entre os 19 municípios do Brasil habilitados para receber a nova tecnologia. A nova geração da internet móvel começou a ser definida nesta semana com o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), realizado nesta quinta-feira (4).

O 5G é uma tecnologia que promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

Em Volta Redonda, no mês de agosto, a Câmara Municipal aprovou a lei que regulamenta a instalação das antenas 5G no município – uma orientação da Anatel às cidades.

“O desenvolvimento econômico é uma das nossas principais metas. O crescimento da cidade passa pelos investimentos em tecnologia e é nossa missão facilitar que esses investimentos cheguem ao município. Temos uma equipe muito antenada e que se adiantou nessa ação”, disse o prefeito Neto.

Quem endossou o prefeito de Volta Redonda foi o vereador Betinho Albertassi, que também trabalha como comunicador: “Tenho orgulho em dizer que Volta Redonda saiu na frente e é uma das 19 cidades que já aprovou a legislação para o 5G. Parabéns ao prefeito Neto e equipe, por estarem antenados ao enviar a mensagem aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Volta Redonda. Votei a favor do 5G e com certeza nossa cidade caminha para o progresso”, disse o vereador Betinho (foto abaixo).

No estado, Volta Redonda foi o segundo município a aprovar a lei do 5G, ficando à frente até mesmo da capital. A legislação, de autoria do Poder Executivo e aprovada por unanimidade pelos parlamentares, dispõe sobre as normas para a implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações.

O 5G é um sistema parecido com o 4G – usado atualmente com os aplicativos de mensagens instantâneas, mas com uma velocidade 20 vezes maior, além de ter uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Entre os ganhos que a nova rede pode trazer estão: cirurgias médicas poderão ser feitas a distância; carros serão dirigidos sozinhos (autônomos), causando menos acidentes, melhorando a mobilidade urbana; e a realidade virtual, vista muitas vezes em filmes, finalmente será uma realidade.

Em um futuro cada vez mais próximo, ter ou não a tecnologia de conexões ultrarrápidas de internet será diferencial para atrair empresas, gerar empregos e renda nas cidades. Além das facilidades no dia a dia, o 5G promete recursos para o ganho na produtividade para a indústria.

Na logística, sistemas inteligentes escolherão a melhor rota com base no clima e trânsito. Os veículos autônomos serão menos suscetíveis a acidentes e as linhas de produção serão otimizadas, com melhor aproveitamento de tempo e sem desperdício de insumos.

Outras cidades habilitadas são: Brasília (DF), Londrina (PR), Campos de Goytacazes (RJ), Petrópolis (RJ), Itaperuna (RJ), Duas Barras (RJ), Rio das Flores (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Nova Friburgo (RJ), Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), Santo André (SP), Ribeirão Preto (SP), Suzano (SP), Jaguariúna (SP), Santa Rita do Sapucaí (SP), São João da Barra (RJ), Cardoso Moreira (RJ).

 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!