Por Tribuna
O comércio de Volta Redonda ficará mais sete dias fechado. A informação foi dada na tarde deste sábado (4) pelo prefeito Samuca Silva durante a live nas redes sociais.
De ontem para hoje, houve um crescimento de 13% de ocupação dos leitos de UTI. Assim, subiu para 62% dos leitos destinados aos pacientes de Covid estão ocupados. O limite era de 50%
— O fechamento é cumprimento da decisão judicial. Chegamos na fase mais crítica da pandemia — disse Samuca. A cidade registrou mais um óbito: uma senhora de 70 anos. Assim, a cidade chega a 76 mortes pelo vírus.
Samuca disse ainda que, a partir deste sábado, Volta Redonda “não vai regular mais pacientes de fora do município”.
— Não vou deixar de proteger os moradores de Volta Redonda. E não pode ser ocupado por moradores das cidades de vizinhas. Eles (as prefeituras de outras cidade) que criem estratégicas. Hoje seis pacientes que ocupam leitos de UTI são moradores de outros municípios— disse o Samuca.
Hospital Regional não está recebendo paciente
Dos 232 leitos, apenas 7% estão ocupados no Hospital Regional. A unidade fica em Volta Redonda e há mais de uma semana não receber pacientes. São apenas 16 leitos ocupados na unidade que é administrada pelo Governo do Estado.
As informações são da noite de sexta-feira (3) e foram divulgadas pela jornalista Bela Megale, do O Globo. Há três semanas, o TRIBUNA divulgou as imagens de enfermarias vazias.
O Hospital Regional segue sem receber pacientes de Volta Redonda e das cidades da região por falta de repasse de verba à Organização Social (OS) Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mutuípe (Apmim), administradora da unidade instalada no bairro Roma.
A unidade é referência no Estado no tratamento da Covid- 19.
Preocupado com isso, o prefeito Samuca Silva está negociando com hospitais particulares a contratação de leitos de UTI para atender aqueles que não tem plano de saúde e dependem da rede municipal.
O governador Wilson Witzel havia prometido que as questões financeiras seriam resolvidas até quinta-feira, mas não ocorreu. “Previmos e aconteceu”, disse Samuca.